Planeta PUC

Planeta PUC - 23 ago 2021

Já escolheu seu curso de graduação? Veja o que mais é importante saber antes de entrar na Universidade

Saber qual carreira quer seguir já é um grande passo, mas é preciso considerar outros pontos antes de começar a graduação

Planeta PUCPR 2020

O processo de escolher um curso de graduação e, como consequência, um caminho para a carreira já é bastante trabalhoso, não acha? São muitas opções, diferentes interesses pessoais e, muitas vezes, algumas expectativas da família em jogo. Mas, se você já passou por tudo isso e conseguiu escolher uma graduação para cursar, chegou uma segunda etapa: saber o que é importante antes de entrar na Universidade.

#1 – Consiga mais informações para ter certeza

Planeta PUCPR 2020

Você já escolheu sua graduação, ótimo. Mas você conversou com algum profissional da área ou pessoas que cursam o que você quer estudar? A troca de informações com professores e veteranos pode ser muito boa para te ajudar a ter ainda mais certeza. Assim, é possível saber o que se estuda em cada disciplina, quais as dificuldades reais do dia a dia do curso, as coisas boas e facilidades, além de poder tirar aquela dúvida que te aflige (como a quantidade de disciplinas de exatas na grade do curso). Aliás, perguntar sobre a grade também ajuda muito. Se você perceber que a maioria das disciplinas não combina com você, talvez seja o caso de pensar em outro caminho.

#2 – Experimente o dia a dia da profissão

Planeta PUCPR 2020

Passar um dia ou mesmo algumas horas exercitando algum aspecto da profissão que escolheu, seja em um workshop ou atividade prática, pode te ajudar a entender se você vai gostar de trabalhar com aquilo no dia a dia. Por isso, se sua opção for Gastronomia, por exemplo, por que não fazer uma receita junto com um professor? Já para para quem quer cursar Administração, participar de uma palestra com algum empreendedor que mostre as dores e as delícias de liderar uma empresa pode abrir uma visão diferente da profissão.

#3 – Conheça melhor a Universidade

Planeta PUCPR 2020Conheça bem a Universidade em que você pensa em estudar. Em um primeiro momento, as diferenças podem parecer pequenas, mas elas têm impacto nas oportunidades que surgem no futuro. Você pode levar em consideração, por exemplo, quem são os professores, sua qualificação e experiência de mercado. O corpo docente é atuante na área? Tem uma boa bagagem de conhecimentos teóricos? Isso faz diferença para que as aulas sejam condizentes com a realidade atual do mercado e com as reflexões feitas no mundo acadêmico. Outra coisa que pode observada é a estrutura de laboratórios, equipamentos disponíveis e espaços para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

#4 – Saiba o que a Universidade tem a oferecer extraclasse

Planeta PUCPR 2020Esse ponto é muito importante! As aulas são fundamentais para desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, mas todas as atividades extraclasse darão um empurrão a mais nisso, além de te ajudar a conhecer mais pessoas e desenvolver novas capacidades. No futuro, isso pode abrir caminhos para estágios e oportunidades de carreira. Por isso, antes de se matricular, pesquise e pergunte se a Universidade tem um bom programa de intercâmbio, escola de idiomas, iniciativas de inovação, programas de iniciação científica, se organiza e participa de eventos e congressos na sua área, enfim, todas as coisas que você pode fazer fora da sala de aula.

#5 – Sem pressão

Planeta PUCPR 2020

Mesmo fazendo uma escolha consciente e analisando todos os pontos que sugerimos aqui, pode acontecer de você perceber tempos depois que, na verdade, sua área de interesse é outra. Está tudo bem e não há problema nisso! As pessoas mudam com o tempo, novas coisas são descobertas e, como consequência, os interesses se alteram também. Se isso acontecer, você pode mudar de curso. A Universidades têm políticas para transferência interna e você pode entrar em contato para se informar sobre isso antes mesmo de começar a graduação.

Dica bônus

Para dar check em vários desses itens – por que não dizer todos? – dessa lista, você pode participar do Planeta PUCPR Live Experience, que ocorrerá no formato online no dia 11 de setembro, gratuitamente. Para isso, é basta baixar o aplicativo do evento e fazer sua inscrição.

Quero BAIXAR O APP DO Planeta PUCPR 2021 PARA APPLE!

quero baixar o app do planeta puc para android!