Planeta PUC

Planeta PUC - 25 maio 2018

Afinal, estudar ouvindo música ajuda ou prejudica o aprendizado?

Provavelmente, alguns vão responder que é impossível dissociar uma coisa da outra; que a música faz parte do ritual de concentração. Outros, vão dizer que uma trilha sonora, independente de qual seja, atrapalha os estudos. Mas será que alguma dessas opiniões está 100% correta? Afinal, é bom ou não para o seu desempenho estudar ouvindo música?

O que diz a ciência

Um estudo feito pelo Instituto da Universidade do País de Gales testou o desempenho de estudantes sob o efeito de cinco diferentes ambientes:

• Totalmente silencioso;
  • Com sons repetitivos (simulando sons ambientes, como chuva, ar-condicionado ou o barulho da construção ao lado);
  • Com sons variados (como uma conversa paralela);
  • Com uma música que eles gostem;
  • Com uma música que não gostem.

No fim, os cientistas descobriram que os estudantes nos ambientes com música e sons variados tiveram desempenho mais baixo do que aqueles que ficaram em ambientes com sons repetitivos e em ambientes silenciosos. Ou seja, não há diferença entre ouvir uma música que você goste e uma que você não goste ou estar em um ambiente com pessoas conversando ao seu lado – tudo isso pode atrapalhar seus estudos!

O problema é o foco

Talvez você aí esteja pensando que isso não se aplica a você, porque você é uma pessoa “multitasking” ou “multitarefa”. A má notícia é que a música atrapalha o estudo justamente por isso! Pesquisas apontam que ao realizar várias tarefas ao mesmo tempo uma pessoa pode diminuir em até dez pontos seu QI, já queisso acaba desacelerando os processos mentais. Não é isso que você quer, é?

Pra deixar isso mais claro, vamos usar um exemplo comum no seu dia a dia. Sabe quando o seu computador trava porque tem muitos programas abertos ao mesmo tempo? Você precisa fechar alguns deles para que ele volte a funcionar, certo? O mesmo acontece dentro da sua cabeça!

Ao mesmo tempo em que seu cérebro se ocupa em ler e/ou escrever o que você precisa para estudar, ele ainda tem que interpretar a letra da música que está tocando ao fundo. Mesmo que você não queira que ele faça isso, ele faz. É algo que acontece inconscientemente. Ou seja, você até consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo, porém, sua memória não estará com o máximo de desempenho e, por isso, seu estudo não vai render tanto quando poderia.

Calma, nem tudo está perdido!

Se você não gosta mesmo de estudar em silêncio, sua saída é escutar músicas instrumentais! As melodias sem letras ajudam o cérebro a melhorar seu desempenho. Ficou confuso? A gente explica: a chave para entender isso está na forma como a nossa mente funciona. O cérebro é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo. O lado esquerdo é responsável pelo pensamento lógico e pela comunicação. Já o hemisfério direito é ativado em atividades que envolvem pensamentos simbólicos e criatividade. Quando você lê e escreve, o lado esquerdo está trabalhando mais. A música ativa o lado direito, porém, quando há letra nela, o lado esquerdo precisa interpretá-la e acaba sobrecarregado.

Se for uma música clássica, por exemplo, sem letra, o lado esquerdo não precisa dividir sua atenção, e apenas o lado direito é ativado pela melodia. Legal, não?

Além disso, outro fator que contribui para o seu estudo quando há uma música instrumental tocando, é que quando os dois hemisférios trabalham simultaneamente, eles funcionam melhor como um todo. Por essas razões, músicas sem letras aumentam sua capacidade de memorizar e reter informações.

Cada caso é um caso!

Mas, apesar de todos os estudos, sabemos que o cérebro de cada pessoa pode responder de maneira diferente aos estímulos musicais. Se ouvir Beyoncé ou Beatles tem funcionado para você e suas notas estão ótimas, o problema está resolvido!

Já se você não consegue se concentrar com música de fundo, mas sente falta de um sonzinho enquanto estuda, faça um teste com músicas sem letras para ver se dá certo. Torcemos por você!

* Referências: Mind the science gap, Learning Fundamentals, UC Davis