Planeta PUC

Planeta PUC - 29 maio 2018

Disciplinas teóricas: chatas ou fundamentais?

Uma reclamação comum de vários estudantes universitários nos primeiros anos da graduação é esta: “Ah, o meu curso ainda está muito chato. Só tem matéria teórica! Eu não vejo a hora de começar a aprender a prática da minha profissão”. Tem, ainda, os que vão além. Não só reclamam das disciplinas menos “mão na massa”, como desistem do curso justamente porque pensam “não era bem isso que eu esperava”.

No entanto, o que você precisa entender desde já, é que essas disciplinas que inicialmente parecem “nada a ver” com a profissão que você escolheu seguir, são fundamentais para formar sua base profissional. E no futuro agregarão demais para a sua carreira!

É claro que as aulas práticas são mais animadas, afinal, é com elas que você começa a entender como será seu futuro no mercado de trabalho. Mas, antes de começar a se sentir um jornalista, um dentista, um engenheiro (e assim por diante), você precisa entender os processos e conhecer os conceitos que orientam sua profissão. E é para isso que servem as aulas teóricas.

Além disso, essas disciplinas também lhe ajudam a identificar os assuntos com os quais você se identifica mais e dão a possibilidade de você se transformar em um profissional diferenciado, pois a base teórica facilita a descoberta de formas diferentes de obter um resultado prático.

Estes são alguns exemplos de aulas teóricas que podem lhe transformar em um profissional muito mais requisitado – e estão presentes na maior parte das grades dos cursos de Humanas, Comunicação e Educação:

–  Sociologia: estuda o comportamento humano no meio social.

– Filosofia: aborda questões éticas e morais com relação à existência, ao conhecimento, à sabedoria.

– Antropologia: ciência que faz um estudo aprofundado do ser humano, questões culturais, biológicas e seu comportamento.

Já cursos ligados à saúde (como Medicina, Farmácia e Educação Física), muitas vezes têm na grade curricular a seguinte disciplina teórica:

– Fisiologia: Estuda o funcionamento do organismo, suas funções físicas e mecânicas.

E se você vai fazer algum curso na área de Exatas, prepare-se para os Cálculos (cálculo I, II, III e por aí vai)! Não precisamos nem explicar, né? Tanta teoria em cálculo é fundamental para que você arrase nas aulas práticas!

Pois é, tem teoria para todos os lados. Mas isso não é ruim, não. Pelo contrário! Não adianta só ter prática sem ter conhecimento e bagagem. E isso são as disciplinas teóricas que garantem. Por isso, leia muito, estude muito e aproveite as aulas teóricas. Com certeza elas vão lhe ajudar na sua profissão! 😉