Planeta PUC

Planeta PUC - 23 maio 2018

Curiosidade: você sabe como surgiu o vestibular?

Crédito da foto: João Borges.

O surgimento do vestibular foi, praticamente, uma necessidade para possibilitar um maior acesso ao Ensino Superior. Até 1911, os ingressantes das universidades brasileiras eram apenas ex-alunos de colégios tradicionais. Isto é: a injustiça era tanta que estudantes que não fossem destas escolas não podiam cursar uma graduação. Mas, o rápido crescimento no interesse pelas vagas destes cursos fez com que o governo refletisse e expandisse esta oportunidade para mais jovens. Foi então que Rivadávia da Cunha Corrêa, Ministro da Justiça e dos Negócios, instituiu a prova de admissão (que passou a se chamar “vestibular” em 1915) para entrar nas universidades da época.

Ainda assim, o vestibular do início do século XX era bem diferente do de hoje: com prova escrita e oral, os exames eram divididos pelas disciplinas genéricas (como língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, física e química), além do conteúdo do primeiro ano do curso que desejavam fazer. Estranho, não? Pois é: se o jovem pretendia cursar Medicina teria que responder questões pertinentes ao que aprenderia no primeiro ano do curso; o que sonhava fazer Direito precisava responder questões que só aprenderia no ano seguinte e assim por diante. E, para lidar com essa grande dificuldade para passar na prova e entrar no famoso Ensino Superior, os estudantes passaram a recorrer às aulas especiais – o que acabou originando, futuramente, nos cursinhos pré-vestibulares.

Anos mais tarde, com um crescimento ainda maior no interesse pelos cursos de graduação, a forma do exame precisou ser revista. Na década de 1960, para agilizar o processo de correção, as provas passaram a ter questões de múltipla escolha. E, dez anos depois, em 1970, veio a mudança que equiparou o vestibular daquela época com a realidade de hoje: o conteúdo da prova foi restrito às matérias do Ensino Médio.

De lá pra cá, surgiram a unificação de grandes provas, o Enem, as cotas sociais e raciais e inúmeras outras mudanças, mas a base do vestibular se manteve.

E aí, já imaginou como seria se você estivesse naquela época?