Planeta PUC

Planeta PUC - 08 jun 2018

Aproveite o Planeta PUC para tomar uma dose de Filosofia

Um dos cursos mais tradicionais da PUCPR inova com experiência imersiva

A atração no estande de Filosofia do Planeta PUC é um cubo imersivo. Lá, os estudantes participam de pequenas palestras, chamadas de pílulas filosóficas, sobre  temas trabalhados no curso, e são incentivados a realizar um debate.

A ideia é apresentar uma visão geral da filosofia, desde a Grécia Antiga, Idade Média, Idade Moderna até a Idade Contemporânea, realizando um percurso histórico.

Camila Batista é uma das ministrantes. Formada em Filosofia, ela utilizou o tema que atualmente pesquisa no mestrado para formular a imersão. “A ideia da pílula filosófica é que a gente lance um tema e ponha questionamentos. A minha proposta é levar a questionar quem são as mulheres na filosofia”, explica.

Curiosa com a estrutura montada, Caroline Sommer, estudante do 3º ano do ensino médio relata sua experiência: “Achei muito bacana essa. Pretendo fazer um curso ligado a design, mas o cubo atiçou minha curiosidade”, conta.

Além de participar das discussões, os visitantes do evento aproveitam para conhecer a atuação de profissionais formados em Filosofia. A PUCPR trabalha com dois segmentos na graduação: a licenciatura, focada na prática docente e o bacharelado, que enfatiza a pesquisa científica.

O professor Valdir Borges afirma que os estudantes chegam ao estande curiosos com o curso. “A preocupação dos alunos que nos procuram é a seguinte: ‘professor, como é que eu vou ganhar a vida com filosofia?’ E aí eu inverto a pergunta: ‘o que que a filosofia fará comigo?’ Eu posso dar um sentido à vida, plenificar a vida de sentido, posso buscar a felicidade, posso me entender e entender os outros, ampliar os horizontes, etc”.

Com o aplicativo Pocket PUC é possível saber quais são os horários das atrações em todos os estandes da feira!