Planeta PUC

Planeta PUC - 17 jul 2018

6 curiosidades sobre as universidades no Brasil

Já pensou em aprender um pouquinho mais sobre como o ensino superior funciona aqui no Brasil?

Além de aprender a respeito dos cursos que se tem dúvida, durante a preparação para o vestibular é legal (e importante) conhecer um pouco mais sobre a própria formação universitária no Brasil.

Você sabia que, por exemplo, a universidade mais antiga do país fica no Paraná? E que hoje são 15 mil estudantes de outros países fazendo intercambio aqui? Separamos 6 curiosidades das universidades brasileiras que você vai adorar saber. As informações foram retiradas do último Censo do Ensino Superior, confira:

1. Há quantos anos existem universidades no Brasil?
O modelo de estudo universitário no Brasil teve início aqui mesmo, no nosso estado. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga do país, com 106 anos de história. A PUCPR, por sua vez, já está com quase 60 aninhos. Entre as mais jovens, estão as Federais de Catalão, de Jataí, de Rondonópolis, do Agreste de Pernambuco e do Delta do Parnaíba, todas fundadas em 2018.

2. Todas as universidades no Brasil têm vestibular próprio?
A grande maioria das universidades públicas brasileiras aderiu ao Exame nacional do Ensino Médio (Enem) e aos programas derivados dele (Sisu e Prouni) como forma exclusiva de ingresso. No entanto, 29 universidades estaduais e outras 11 federais, incluindo a UFPR, ainda conservam a prova desenvolvida pela própria instituição como principal processo seletivo.

3. Em quantos lugares é possível se formar?
No Brasil existem ao todo 2.407 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Elas podem variar entre universidades, centros universitários, faculdades e institutos federais. 2,4% das IES oferecem 100 ou mais cursos de graduação. Em 2016, foram ofertados por elas 34.366 possibilidades de formação, a maioria (58,7%) no grau de bacharelado.

4. Qual é o grau acadêmico mais escolhido?
Bacharelados são a escolha dos estudantes matriculados em universidades do Brasil em 69% das vezes. Já os de licenciatura representam 18,9% enquanto que os tecnológicos atingem 11,8% das matrículas feitas no país. O número de candidatos para esta última modalidade triplicou entre 2006 e 2016.

5. Estudar em casa é o futuro?
A modalidade de cursos a distância cresceu 20% de 2015 para 2016. Nesse mesmo período, a quantidade de matriculas para graduações presenciais diminuiu em 1,2%. Já em um espaço de tempo maior, entre 2006 e 2016, o número de ingressantes no EAD aumentou em quase quatro vezes.

6. Da onde vem os intercambistas?
Existem cerca de 15 mil universitários estrangeiros estudando em instituições de ensino superior brasileiras. A maioria deles (45%) vem de regiões do nosso próprio continente. Apesar disso, os países mas representados nas nossas academias são Angola, com 1.928 representantes, Guiné-Bissau com 1.017 e Japão com 927.

E aí, já se sente mais informado? Agora é correr e se preparar para fazer parte dessa galera universitária.

Boa sorte!