Reitoria - 27 maio 2019

PUCPR, Universidade de Dankook e Kent State University firmam acordo

Autoridades das três universidades reuniram-se na PUCPR para assinar termo de parceria

A PUCPR, a Universidade de Dankook e a Kent State University firmaram acordo de parceria na manhã desta segunda- feira (27/05), em reunião ocorrida no Câmpus Curitiba da PUCPR. Estiveram presentes à cerimônia autoridades das três instituições de ensino.

PUCPR, Dankook e KSU assinam acordo

Representando a Dankook, Ho-sung Chang, presidente da universidade; W. Jaewoo Shim, vice-presidente associado de Relações Internacionais e Sungkyoo Lim, Professor Pesquisador. Da Kent State University, Todd Diacon, presidente; Marcello Fantoni, superintendente associado do Escritório de Educação Global; Jum Blak, Decano da Escola de Artes e Ciências; Leslie Bowser, Conselheira Sênior dos Programas Globais e Moema Furtado, Coordenadora Sênior de Parcerias Internacionais. Da PUCPR, estiveram presentes o Prof. Waldemiro Gremski, Reitor;  Prof. Vidal Martis, Vice-Reitor; Profª Beatriz Balena, Pró-Reitora de Graduação, Prof. Marcelo Mira, Diretor de Relações Internacionais e Prof. Paulo Mussi, Diretor do American Academy.

O Prof. Marcelo Mira abriu o evento agradecendo às autoridades presentes. Ele ressaltou a importância do fortalecimento da parceria com a Kent State University e a parceria inédita com a Dankook. Em seguida, o Reitor da PUCPR, Prof. Waldemiro Gremski, dá as boas-vindas a todas as autoridades presentes. “Estamos certos de que para incluir a universidade no circuito global da ciência e tecnologia, a internacionalização deve ocupar um papel central em nossa universidade”, afirma o Reitor.

PUCPR, Dankook e KSU assinam acordo

O presidente da Kent State University, Todd Diacon, destacou a importância que as universidades têm para o verdadeiro espírito de cooperação internacional. “Nós sempre fomos recebidos de braços abertos pela PUCPR. E com a Dankook foi igual, fomos muito bem acolhidos. Estamos vivendo um momento, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, de ascensão de um nacionalismo exacerbado, que está cercado de raiva e desconfiança. Em nossa relação com a PUCPR e com a Dankook queremos trocar o nacionalismo pela compreensão internacional e o respeito. Queremos um mundo mais justo, essa é a nossa maior vitória”, expõe Diacon.

O Presidente da Dankook, Ho-Sung Chang, destacou a oportunidade do acordo: “É uma honra para mim estar aqui. A PUCPR é uma instituição que tem uma longa história e tradição na educação superior brasileira. Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade que me foi dada neste momento”.

O Prof. Paulo Mussi, Diretor do American Academy, destacou os ganhos que a parceria com Kent já trouxeram aos estudantes da PUCPR: “Estou muito feliz com o resultado que já alcançamos com a nossa parceria com a KSU. A mudança que já percebemos em nossos estudantes é impressionante. Estamos mostrando o mundo a eles, para que possam ser líderes globais”.

Autoridades da PUCPR, Dankook e Kent State University