Reitoria - 04 mar 2021

Manoel Coelho: um amigo que fez parte da história da PUCPR!

Ligação do arquiteto com a história da PUCPR é profunda e vem desde o início da Universidade

Desenho do arquiteto para o Complexo Cultural do Câmpus Curitiba (Foto: Centro de Memória PUCPR)

O Arquiteto Manoel Coelho iniciou seu trabalho com a PUCPR em 1973. Foi dele a coordenação do plano diretor da Universidade, sempre em sintonia com os sonhos do Ir. Clemente Ivo Juliatto, de que um câmpus universitário deveria ser um espaço de encontro, estudo e meditação.

As edificações todas, a partir de 1973, são de concepção de Manoel Coelho, inclusive os Câmpus do Interior e a Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA). Os projetos da Capela Universitária e Biblioteca Central, que se destacam no cenário da Universidade, também são criações de Manoel.

Manoel Coelho também contribuiu com a comunicação visual, em especial a concepção do logotipo da Universidade, que evoluiu com o passar dos tempos e dos acontecimentos, como por exemplo a reformulação da marca partir do recebimento do título de Pontifícia em 1985. As marcas comemorativas sempre foram elaboradas pelo seu escritório de arquitetura.

O Arquiteto Manoel Coelho esteve presente e acompanhou pessoalmente todos os projetos da PUCPR. Era evidente o seu gosto em trabalhar com o planejamento da Universidade. Marcou história, fez parte do crescimento e deu à PUCPR um belo Câmpus, harmônico, colorido, alegre e cheio de vida. Sinônimo de um lugar bom de se estar.

Suas últimas contribuições foram a logo dos 60 Anos da PUCPR, em 2019, e o projeto novo da Biblioteca e o novo TUCA.

O reconhecimento de uma obra que ficará marcado na história da PUCPR e de todos que vivenciam esses lindos espaços por ele desenhados.

Informações – Centro de Memória PUCPR