Reitoria - 22 out 2021

Irmão Rogério Renato Mateucci é nomeado próximo reitor da PUCPR

Prof. Dr. Waldemiro Gremski deixa o cargo após término do segundo mandato; nova gestão se inicia em 2022

O Irmão Rogério Renato Mateucci, atual pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão e membro do Conselho de Administração da PUCPR foi anunciado, na última terça-feira (18), como novo reitor da da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Seu primeiro quadriênio de mandato se inicia em 2022 e corre até dezembro de 2025, com cerimônia de tomada de posse em 7 de dezembro de 2021. A escolha do novo reitor se deu pelo encerramento do segundo mandato do prof. Dr. Waldemiro Gremski, que passou oito anos na liderança servidora da PUCPR.

Processo de escolha

Em junho de 2021, o Conselho Provincial indicou o Irmão Rogério R. Mateucci para o cargo da reitoria. A indicação seguiu para as tramitações formais junto ao Arcebispo de Curitiba e Grão Chanceler da PUCPR, Dom Antonio Peruzzo, que foi favorável à indicação. O processo foi encaminhado então para a Nunciatura Apostólica em Brasília – representação diplomática da Santa Sé no Brasil – que, por fim, encaminhou o pedido à Congregação para a Educação Católica, no Vaticano.

Trajetória do novo reitor

Rogério Renato Mateucci, como Irmão Marista, crê – apoiado na herança legada por São Marcelino Champagnat – que ser educador é uma missão de vida. Foi diretor do Colégio Marista de Londrina de 2001 a 2004, quando mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou Mestrado e Doutorado em Administração, Liderança e Políticas de Educação pela Fordhan University (New York).

Retornando ao Brasil em 2012, foi diretor da Identidade Institucional da PUCPR até 2016, realizando um trabalho profícuo de evangelização e estruturação de processos identitários. Após, foi convidado ao cargo de Pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão, desenvolvendo atividades de formação e interação da comunidade acadêmica com os valores identitários e a missão da Universidade.

Para o Irmão Rogério, a Pró-reitoria foi um laboratório que lhe permitiu ter uma visão macro e estratégica da atuação e missão da PUCPR, visão que se torna imprescindível e se potencializa com o exercício do reitorado. “O reitor tem a incumbência de fomentar o jeito PUCPR de educar aos professores, estudantes, gestores e comunidade”, salienta Irmão Rogério, “estruturando a identidade e os valores maristas como norteadores da missão e da gestão da Universidade”.

O legado que fica

Nos últimos oito anos, a reitoria da PUCPR esteve a cargo do prof. Dr. Waldemiro Gremski, que exercia a função desde 2014. Anteriormente, o professor titular em diversos cursos da Universidade havia ocupado a Pró-Reitoria de Pesquisa & Pós-Graduação. Sua vida como professor e pesquisador da PUCPR iniciou em 1971, e completa 50 anos de jornada no ano em que deixa a reitoria.

“Saio satisfeito, com a sensação de ter cumprido o dever que me foi atribuído pela Universidade e pelo Grupo Marista. Deposito total confiança no meu sucessor, pois além de conduzir a Universidade em frente, certamente irá representar também uma inovação, pois nesse mundo que evolui tão rapidamente, é fundamental ter novas ideias para os desafios que virão”, declara.

Irmão Rogério enxerga a nova função como uma oportunidade de dar continuidade ao planejamento estratégico da PUCPR, amplamente debatido e definido com a comunidade universitária. “A expectativa é dar potência ao planejamento e vazão à todas as ações pautadas nele, estruturar e apoiar o novo jeito de organizar a Universidade que já tem sido apresentado”, planeja.