Projeto Comunitário

Projeto Comunitário – Visitante

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, de acordo com sua missão institucional, está empenhada em formar seus estudantes para serem profissionais competentes e qualificados e, além disso, para serem cidadãos solidários. A educação oferecida pela PUCPR tem, portanto, duas perspectivas: ensinar a ganhar a vida e ensinar a viver.

Desde os anos 70, a PUCPR se preocupa com a formação da mente e do coração de seus estudantes. Já naqueles tempos, estudantes e professores dedicavam horas de suas férias no então chamado Projeto Litoral. Eram mutirões realizados com o objetivo de ajudar as populações carentes do litoral paranaense, tanto no continente, como nas ilhas. Anos mais tarde, o Projeto Litoral evoluiu para uma forma mais sistemática de atendimento, incorporada pelo ProAção – Programa de Ação Comunitária e Ambiental, que reúne estudantes voluntários de diferentes cursos da Universidade.

Porém, uma maior consciência da responsabilidade social da PUCPR levou-a a ampliar as atividades sociais, somando às iniciativas voluntárias já existentes, ações institucionalizadas e formais, previstas, inclusive, no currículo escolar, envolvendo todos os seus estudantes. Assim nasceu o Projeto Comunitário, aprovado pelo Conselho Universitário.

Atenta aos desafios emergentes da sociedade e afinada com os anseios da comunidade, a PUCPR quer fazer-se presente nos processos históricos de transformação social, em vista da melhoria da qualidade de vida para todos. A PUCPR sabe que não pode prescindir de um ajuste permanente de sua sintonia social, pela qual se insere na vida da comunidade, colocando a riqueza do saber científico e da tecnologia a serviço da solução dos graves problemas sociais.

O Projeto Comunitário é uma atitude concreta que permite aos estudantes da PUCPR desenvolverem o espírito de solidariedade e de gratuidade, e a sensibilidade para com os menos favorecidos econômica e socialmente. Isso constitui elemento fundamental de uma educação integral. Portanto, a proposta do Projeto Comunitário é algo para o qual esperamos a adesão de todos, pois ela é, explicitamente, uma proposta educativa.

Estejamos empenhados em construir um mundo melhor para todos, inclusive para os menos favorecidos. O Projeto Comunitário é uma atitude concreta para que isso, de fato, aconteça. Que nenhum estudante deixe a PUCPR sem ter aprendido a imprescindível lição da solidariedade.

Público

Programas e Áreas de Atuação

O Projeto Comunitário constitui-se em uma rede ações solidárias nas quais os acadêmicos atuam com diversos públicos. As mais de 3.500 ações sociais ofertadas anualmente nos Câmpus de Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo foram agrupadas em 38 programas concentrados nas áreas: Cidadania e Valores Humanos, Cultura, Educação, Inclusão Digital, Entretenimento, Geração de Renda, Meio Ambiente e Saúde.
saiba mais