Projeto Comunitário

O Projeto Comunitário foi implantado na PUCPR em 2002, aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN), por meio da Resolução 107/2001. É uma disciplina comum a todos os cursos de graduação caracterizada como atividade complementar de 30 horas. A intenção da PUCPR com esta iniciativa é levar os estudantes ao encontro de novos horizontes e novos desafios, incluindo a qualificação para a cidadania, a formação voltada à responsabilidade social, oferecendo-lhes além de conhecimento, lições de vida.

O Núcleo de Projetos Comunitários é a instância administrativa responsável pela gestão desta disciplina, que é executada, normalmente, em instituições sociais que mantêm termo formal de cooperação técnica com a Universidade, onde os estudantes são acompanhados por profissionais vinculados às instituições. A estrutura do Núcleo de Projetos Comunitários está vinculada à Pró-Reitoria Comunitária e integra a Rede Marista de Solidariedade, que é o conjunto de iniciativas de promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes desenvolvidas em todas as frentes de atuação do Grupo Marista e o atendimento direto a criança e jovens em situação de vulnerabilidade social.

CÂMPUS CURITIBA

| ESTUDANTES DE CURITIBA

O período de inscrições para o primeiro semestre de 2019 está encerrado.

CÂMPUS LONDRINA

| ESTUDANTES DE LONDRINA

O período de inscrições para o primeiro semestre de 2019 está encerrado.

CÂMPUS MARINGÁ

| ESTUDANTES DE MARINGÁ

O período de inscrições para o primeiro semestre de 2019 está encerrado.

 

CÂMPUS TOLEDO

| ESTUDANTES DE TOLEDO

O período de inscrições para o primeiro semestre de 2019 está encerrado.

Portal do Aluno

Acesse aqui PORTAL DO ALUNO e acompanhe sua situação no Projeto Comunitário, atividades e cronogramas.

câmpus curitibacâmpus fora de sede

Períodos de Convocação

Esta disciplina inicia em um período específico em cada curso. A equipe do Projeto Comunitário visita cada turma a fim de informar o momento de dar início ao desenvolvimento das ações sociais do Projeto Comunitário. Confira abaixo o período do seu curso em que o Projeto Comunitário tem seu início:

CURITIBA  |  LONDRINA  |  MARINGÁ  | TOLEDO

Manual do Aluno

O Projeto Comunitário é uma disciplina de ação social, integrante do currículo de todos os cursos de graduação da PUCPR, desenvolvida por acadêmicos matriculados. Tem como objetivo auxiliar no cumprimento da missão institucional, sensibilizando o acadêmico para a realidade social.

ACESSE AQUI

Quem pode desenvolver o Projeto Comunitário?

Estudantes dos cursos de graduação: presenciais, semi-presenciais e on-line.

Quantas horas?

4 horas de etapa de preparação
26 horas de ação social
Totalizando 30 horas a disciplina

Quando?

A partir do 3º período do seu curso.

Como faço para me inscrever?

No início de cada semestre letivo o Projeto Comunitário divulga suas datas de inscrições pela universidade, redes sociais, email e também por este site.

Em qual instituição posso desenvolver minhas horas?

Em qualquer instituição parceira do Projeto Comunitário, ou também você pode apresentar uma proposta alternativa de ação, conforme as informações aqui.