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Projetos de inovação pedagógica

No fim de 2016, o CrEAre iniciou a implementação do Projeto Piloto de Inovação na Graduação, como apoio FINEP, assim designado por ser submetido e aprovado por essa empresa financiadora de estudos e projetos. O principal objetivo é capilarizar as iniciativas de inovação pedagógica por meio da formação do corpo docente da PUCPR. O foco é a aprendizagem significativa e profunda dos estudantes alcançadas com a incorporação de metodologias na prática pedagógica para desenvolver Resultados de Aprendizagem que possam ser observados em Avaliações Formativas e Somativas com Feedback que permita que o estudante acompanhe e regule o próprio desempenho.

Esse projeto envolve, também, a adaptação da infraestrutura física para a incorporação desse modelo de ensino e aprendizagem.

Trata-se de um plano de formação definido pelo CrEAre e ofertado para grupos de 60 professores selecionados a partir de projetos de ensino propostos em atendimento a Edital divulgado na PUCPR. Ao todo os 180 professores aprovados se comprometeram a seguir o plano e cumpriram as metas estabelecidas no projeto. Com isso, a PUCPR assumiu o compromisso de coletar evidências sólidas dos resultados do Ensino e Aprendizagem na graduação, por meio de pesquisa científica. Os professores, em contrapartida desenvolveram pesquisa sobre a própria prática docente, coletando dados ao longo da inovação pedagógica.

Esse projeto busca novas alternativas e recursos para o desenvolvimento profissional docente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino na graduação e incentiva os professores a participarem desse processo de inovação.

PROJETO OBSERVA: Criação do site Observa – Observatório de Processos de Inovação e Criatividade no Ensino e na Aprendizagem.

O CrEAre mantém parcerias internas para promover suas iniciativas de formação docente. Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides) – reunindo estudantes de graduação do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, mestrandos e doutorandos, cujos projetos de pesquisas estudam as práticas desenvolvidas pelo CrEAre.

Coordenadoria de Tecnologias Educacionais – equipe de profissionais que atuam nas formações sobre ferramentas e no apoio ao desenvolvimento de recursos pedagógicos que auxiliam na promoção da aprendizagem.