Concurso

1º Simulado do ENEM – TECPUC 27/05 / 2013

A prova do Enem, que ocorre todos os anos é constituída por 63 questões com cinco alternativas. O objetivo desse caderno de questões é fazer com que você se familiarize com o estilo das provas do Enem, pois são um pouco diferentes das provas que você está acostumado a fazer. Na prova do Enem as questões não são divididas em disciplinas, mas parecem misturadas, com muitos testes interdisciplinares. As questões se relacionam a assuntos da atualidade, sempre com enunciados com várias informações. Por isso leia-o com muito cuidado, buscando interpretar o que está sendo solicitado. Lembre-se sempre de interpretar o texto, gráfico, tabela ou o que a questão fornece como enunciado. Você deve raciocinar em função das informações recebidas.

O objetivo da prova do Enem é medir as habilidades e competências apresentadas pelos candidatos que terminaram o Ensino Médio.

O enfoque da prova do Enem está em cinco competências:

• Dominar linguagens – Capacidade de ler um texto, compreender a linguagem de uma certa ciência, interpretar uma tabela ou gráfico.
  • Conhecer fenômenos – Verificar se o aluno adquiriu alguns conhecimentos básicos.
  • Solucionar problemas – Aplicar o conhecimento adquirido, para resolver problemas.
  • Construir argumentações – Analisar as informações previamente formuladas e decidir qual é a mais coerente com o problema proposto.
  • Elaborar propostas – Tomar decisões que sejam benéficas para a sociedade.

Estas cinco competências são cobradas na prova de maneira indireta e foram esmiuçadas em 21 habilidades.

Como funciona este caderno de questões?

Este caderno contém questões do formato do Enem, algumas delas foram retiradas das provas do Enem e outras retiradas de simulados ou questões semelhantes ao Enem.

Lembre-se da importância de você familiarizar-se com o tipo de questões propostas pelo Enem, resolvendo o máximo de questões deste caderno. Leia cada questão com muita atenção e os testes têm cinco alternativas. Reúna o máximo de informações para resolver cada problema proposto.

Obs. A prova do ENEM 2013, está agendada nos dias 26 e 27 de outubro.

NOTA EXPLICATIVA

Regulamento para o 1º Simulado TECPUC

– Data: 15/06

– Horário: 8h às 12h