Pesquisa - 04 ago 2021

Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR é premiada em competição Latino-Americana

Uma das contribuições da tese ganhou destaque internacional por possibilitar o diagnóstico de COVID-19 por meio de raio-x

A tese de doutorado do estudante Rodolfo Miranda Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR, foi premiada com o primeiro lugar na VII Latin American Doctoral Thesis Contest, promovida pela sociedade científica CLEI (Centro Latinoamericano de Estudios en Informática). O trabalho será apresentado no congresso de forma virtual no mês de outubro.

A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR, sob a orientação do professor Carlos Silla Jr. e com a co-orientação do professor Yandre Costa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A tese faz parte de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Silla, com apoio do CNPq.

Mais recentemente, a tese ficou na lista de Menções Honrosas do Prêmio CAPES de Tese, na edição 2021. A premiação considerou aspectos como originalidade, relevância do tema para o desenvolvimento do país, metodologia utilizada e qualidade da redação científica.

Pesquisa de referência na área

Uma das contribuições da tese, que ganhou destaque internacional, foi o artigo COVID-19 identification in chest X-ray images on flat and hierarchical classification scenarios (“Identificação da COVID-19 em radiografias de tórax em cenários de classificação plana e hierárquica”, em português), publicado na Computer Methods and Programs in Biomedicine em 2020. O artigo é resultado de um estudo realizado em parceria com pesquisadores da UEM e da Universidade Federal Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), que possibilita o diagnóstico de diferentes tipos de pneumonia, inclusive a decorrente do coronavírus, por meio de imagens de raio-x.

O sistema desenvolvido usa técnicas de inteligência artificial para classificar a causa da pneumonia em imagens radiográficas de tórax, oriundas de três diferentes fontes, sendo a principal uma base internacional de dados disponibilizada por pesquisadores canadenses chamada de COVID-19 Image Data Collection. O estudo acertou o diagnóstico de cerca de 90% de casos analisados.

O estudante Rodolfo relata que foram realizados mais de 5 mil experimentos computacionais para testar a nova tecnologia com diferentes configurações. Os métodos desenvolvidos a partir deles podem ser aplicados para outros contextos além do diagnóstico da COVID-19. O projeto como um todo resultou em dez artigos publicados, que hoje embasam novos trabalhos – inclusive fora do Brasil.

O artigo derivado da pesquisa possui mais de 170 citações no Google Acadêmico. Outras contribuições da tese foram publicadas em artigos científicos em periódicos e congressos internacionais renomados da área de Inteligência Artificial.

Sobre o Programa de Pós-Gradução em Informática

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR é um dos quatro programas Stricto Sensu da Escola Politécnica. O PPGIa iniciou suas atividades em agosto de 1996, com a abertura de programa de mestrado. O programa de doutorado iniciou suas atividades em agosto de 1998 e teve a sua primeira tese defendida em junho de 2001. Em sua última avaliação quadrienal realizada pela CAPES, o programa atingiu o nível 5.

O PPGIa conta com três linhas de pesquisa: Ciência de Dados, Engenharia de Sistemas e Inteligência Artificial, refletindo as pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente do programa. O PPGIa possui fluxo contínuo para o ingresso de novos estudantes de mestrado e doutorado.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA