Pesquisa - 17 ago 2021

PUCPR será sede da primeira edição do Latin American Symposium on Sustainability

Evento traz perspectiva latino-americana do desenvolvimento sustentável e ocorre em 2022; submissões de trabalhos já estão abertas

A sustentabilidade é um tema de importância crescente a nível mundial, principalmente após a década de 1970. Percebendo a necessidade de discutir o desenvolvimento sustentável a partir de uma perspectiva latino-americana e considerando as particularidades do continente, a PUCPR, em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, lançará em 2022 o Latin American Symposium on Sustainability.

O evento visa reunir pesquisadores, membros de ONGs, representantes do setor público e privado, membros de movimentos sociais e entusiastas do tema, vindos de todo o Brasil, da América Latina e do mundo, para discutirem questões urgentes acerca do desenvolvimento sustentável no continente. Com expectativa de realização presencial em 2022, o simpósio irá trazer ao solo brasileiro as discussões sobre esse tema tão importante, tendo como sede o Câmpus da PUCPR em Curitiba.

Os principais temas a serem discutidos no LASS são a relação da indústria 4.0 com sustentabilidade; responsabilidade social corporativa; cidades sustentáveis; universidades sustentáveis; inovação social; mitigação dos problemas climáticos; estudos de gênero e diversidade; e muitos outros. O evento será todo conduzido em inglês, incluindo palestras e trabalhos submetidos.

Sustentabilidade em foco

Além da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, parceira alemã da PUCPR na realização do evento, outras instituições como a Pontifícia Universidade Boliviana, a Universidade de Ferrara (Itália) e a Universidade de Colima (México) também irão contribuir com a organização e divulgação do evento, além de trazerem pesquisadores e palestrantes. “Mesmo sendo um evento latino-americano, esperamos participantes de todas as partes do mundo, porque universidades de outros continentes também tem departamentos de estudos latinos”, explica o professor Ubiratã Tortato, do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR.

O professor relata que os estudos sobre sustentabilidade se expandiram e popularizaram nos últimos dez anos. Na Universidade, os programas de pós-graduação em Administração, Gestão Urbana e Engenharia de Produção tem linhas de pesquisa relacionadas ao tema, além de projetos em cursos de graduação como o de Arquitetura e Urbanismo.

Submissão de trabalhos

Para inscrever um trabalho no LASS, é necessário fazer a submissão de um abstract (resumo curto) da produção científica para pré-seleção. As submissões já estão abertas e o prazo para envio é 30 de janeiro de 2022. Além da apresentação no simpósio, artigos selecionados serão publicados em um livro que será lançado ao final do evento.

A taxa para participação no evento é de 200 euros para profissionais, 100 euros para estudantes e 70 euros para ouvintes que não fizerem submissão de trabalhos. Esse valor será mantido para inscrições feitas até 30 de maio de 2022. Após esse período, o valor para profissionais torna-se 250 euros até o fechamento das inscrições, em 15 de julho de 2022.

Para fazer sua inscrição, submeter um trabalho ou saber mais sobre a programação, acesse o site do evento.