Pesquisa - 20 out 2021

Projeto MusicArt promove oficinas gratuitas sobre arte, comunicação e tecnologia como instrumentos de inclusão

Oficinas são fruto de parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR, a UFPR, a UTFPR e a Associação Musical Alegro

Em 2020, um grupo de professores, pesquisadores e interessados em Tecnologia Assistiva se reuniu para pensar soluções que unissem arte, ciência e tecnologia em prol da inclusão. Assim surgiu o projeto “MusicArt: Tecnologia Inclusiva”, que está promovendo, desde abril de 2021, uma série de oficinas periódicas que buscam difundir conhecimentos e experiências acerca da tecnologia e da cultura inclusivas.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR (PPGTS), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Associação Musical Alegro. Quem lidera o projeto dentro da PUCPR é o professor Percy Nohama, do Laboratório de Engenharia de Reabilitação que pertence ao PPGTS.

“Não há mais como pensar a humanidade sem tecnologia. Pensar tecnologia inclusiva é aproximar a tecnologia de todos os seres humanos independentemente de sua condição ou situação, e aproximar os seres humanos entre si. É oferecer a todos as mesmas oportunidades de desenvolvimento e realização”, explica Nohama.

Próximas oficinas

As oficinas do MusicArt são ministradas online por convidados de todas as regiões do Brasil. As inscrições para participação são gratuitas, e visam principalmente professores, pesquisadores das áreas de saúde, música e reabilitação, cuidadores, parentes e pessoas com deficiências.

Os encontros ocorrem às segundas-feiras, sempre das 17h30 às 18h30, via Zoom. Confira abaixo a programação das próximas oficinas.

Videogames como arte na reabilitação neurofuncional
Horário: 17h30
Palestrante: Elisangela Ferretti Manffra, graduada em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela UTFPR, mestre em Física pela USP e doutora em Ciências Naturais pela Universität Wuppertal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Saúde PPGTS/PUCPR.

Vocabulário pictográfico na educação inclusiva: conceitos e práticas
Horário: 17h30
Palestrantes: Liane Carvalho Oleques, desenhista, artista, doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora na Educação Especial e de Arte na Rede Municipal de Palhoça/SC. Mari Ines Piekas, designer em Comunicação Visual, artista, doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora de desenho e ilustradora de literatura infanto-juvenil.

inscreva-se gratuitamente