Pesquisa - 04 jan 2022

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Saúde (PPGTS) está com as inscrições abertas até 18/02

Alumni Rodrigo Guerra Leal participou de um dos maiores congressos de Enfermagem

ppgts-alumni-pesquisa-pucpr

Rodrigo Guerra Leal iniciou no grupo de estudos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Saúde (PPGTS) em 2014, como estudante ouvinte, participava de algumas disciplinas do programa e dava suas contribuições nos trabalhos e pesquisas dos colegas. Assim, ele foi se aproximando do ambiente acadêmico do Mestrado/Doutorado, até iniciar como estudante efetivo do mestrado do PPGTS.

Rodrigo iniciou a dissertação sobre a “validação de termos identificados em registros de enfermagem de um hospital universitário” com base na classificação internacional para as práticas de enfermagem. Estudo que integrava um projeto maior de pesquisa, assim deu continuidade a outros trabalhos que já haviam sido executados.

Desafio

Um dos desafios de Rodrigo Guerra foi representar o PPGTS em um dos maiores congressos de enfermagem. Para ele, foi o ápice de toda a jornada até ali, além do Mestrado em si. “Eu me preparei muito (discurso, apresentação), quase enlouqueci minhas orientadoras com a minha ansiedade e com a quantidade de vezes que revi e refiz o meu trabalho e o pôster”, relembra Rodrigo.

“Eu, um enfermeiro de UTI, formado a pouco tempo e em seus primeiros meses de Mestrado, com um inglês básico/intermediário, que nunca tinha saído do País teria que desbravar novos horizontes na Suíça (em Genebra), representando a enfermagem em toda a sua grandeza para outros profissionais, Mestres, Doutores, referências da nossa profissão”, conta o alumni.

A viagem

Rodrigo emitiu seu passaporte e fez um pé de meia para as despesas. Ele também recebeu o apoio da PUCPR. “Sem a Universidade e sem o PPGTS não seria possível realizar esse sonho”, conta.

O alumni conta que não o deixaram embarcar com o pôster no avião. Por isso, ele despachou e quando chegou no aeroporto da Suíça ficou procurando por algumas horas, até o encontrar nos achados e perdidos. Sua apresentação no Congresso aconteceu no dia seguinte: “Eu estava todo nervoso apresentando meu pôster, parecia um acadêmico em apresentação de TCC, mas confiante no preparo que eu já tinha feito nas várias noites que passei revendo e reformulando.”

O Congresso

Rodrigo se lembra de um momento importante durante o evento, no qual uma enfermeira holandesa se interessou pela sua pesquisa. “Consegui apresentar o trabalho, ela se demonstrou muito afetiva e muito empática. Talvez ela não tenha entendido algumas respostas que eu disse, mas ela se demonstrou muito empática, eu entendi muito bem o inglês dela”, conta ele.

O alumni também se recorda que ela disse que o admirava pela coragem de estar lá. “Ela se lembrou da primeira vez que participou de um congresso internacional fora do país dela, falando em outra língua. Aquele momento foi essencial para mim, ela respeitar o meu nervosismo e aceitar a minha apresentação, o meu trabalho e ainda compartilhar comigo a mesma ocasião que ela passou no início da carreira dela. Isso me deu um ânimo para participar dos outros dias e poder retornar para as minhas orientadoras e dizer que consegui cumprir com a minha missão”.

Além da apresentação no congresso, o estudo voltou para o hospital que tinha cedido as informações para pesquisa e pôde ser apresentado para os gestores e equipe de enfermagem. Para Rodrigo, padronizar termos técnicos do dia a dia que ainda não tinham registro na literatura foi uma experiência muito bacana.

Projetos

O Mestrado proporcionou a oportunidade de Rodrigo Guerra ser pesquisador e também de associar os conhecimentos de enfermagem com a área da informática e todos os benefícios que ela pode trazer. “Isso é ainda mais importante exercendo a profissão em um cargo de gestão, eu tenho várias reuniões a respeito da interoperabilidade de sistemas de prontuário, falha de comunicação e etc. Agora eu participo dessas reuniões com propriedade de não ser apenas o usuário, mas de conhecer também todas as possibilidades que os engenheiros da computação, equipe de informática e da Tecnologia da Informação (T.I) podem trazer de resultado”.

PPGTS

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Saúde (PPGTS) seguem até o dia 18/02.

O Programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde e para o aprimoramento das já existentes, ampliando o acesso pela população.

Ele atua de três formas coordenadas: formação de pessoas, desenvolvimento de pesquisas científicas e realização de trabalhos técnicos.

Conheça o PPGTS.