Pesquisa - 09 set 2021

Professor da PUCPR é o único latino-americano a fazer parte da Global Vitiligo Foundation (GVF)

Caio César de Castro formou-se em Medicina na Universidade e é um dos maiores nomes do continente em pesquisas sobre a doença

A Global Vitiligo Foundation (GVF), traduzida para “Fundação Global de Vitiligo”, é uma instituição norte-americana sem fins lucrativos composta por médicos, pacientes e pesquisadores de vitiligo – uma doença que causa despigmentação da pele. Em seu Medical Advisory Board (MAB), ou “Comitê de Aconselhamento Médico”, está o professor de Medicina da PUCPR Caio César de Castro. Em 2021, ele foi convidado para ser o único membro latino-americano do comitê.

O Medical Advisory Board é composto por dermatologistas e cientistas com experiência significativa em pesquisa, atendimento clínico e ensino sobre vitiligo. Dentre as funções de seus membros estão o aconselhamento estratégico para pesquisas e programas de desenvolvimento; aconselhamento sobre mérito científico de tecnologias, produtos e medicamentos, assim como de ciências emergentes e novas tendências; disponibilidade para participar de encontros com pacientes e representantes da indústria; e participação em painéis científicos promovidos pela GVF.

Sobre o professor

A ligação de Caio César de Castro com a PUCPR existe desde a graduação, pois o professor se formou em Medicina na Universidade em 1991. Em seguida, realizou seu doutorado sanduíche sobre a genética do vitiligo na PUCPR e na Suíça. Atualmente, Caio é professor adjunto da disciplina de Dermatologia no curso de Medicina.

O professor é o único latino-americano a fazer parte do comitê médico da GVF, juntamente com outros médicos e pesquisadores norte-americanos, um indiano e uma egípcia. Caio já foi coordenador da América Latina do Conselho Mundial de Vitiligo e é o médico com mais publicações sobre vitiligo no continente todo, de acordo com o Expertscape, um ranking mundial de expertise médica.