Pesquisa - 25 jun 2021

Doutorando da PUCPR defende tese internacional sobre Medicina Translacional

Pesquisa é fruto de um programa de dupla diplomação da PUCPR com a Universidade da Borgonha, na França

Em 25 de junho, o doutorando Nilton de França Junior realizou a defesa internacional de sua tese sobre Medicina Translacional. A pesquisa é fruto de um doutorado sanduíche, que foi possibilitado por um acordo de dupla diplomação entre a PUCPR e a Universidade de Borgonha, na França, com financiamento do edital CAPES-COFECUB. A banca foi realizada de forma remota às 9h da manhã do horário de Brasília.

Nilton tem 36 anos e é formado em Farmácia e Bioquímica. Ele iniciou suas pesquisas em 2016 no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, e durante o desenvolvimento da tese teve a oportunidade de passar 18 meses em Dijon, na França. O estudo realizado por ele descreve a regulação de um receptor visando sua utilização como um alvo terapêutico no câncer. Foram utilizadas técnicas de bioquímica para demonstrar esses mecanismos.

O projeto contribui para os estudos da biologia do câncer, e irá auxiliar outros pesquisadores e estudantes do assunto. “Durante meus estudos eu adquiri conhecimentos e melhorei minhas habilidades como pesquisador, sempre com criatividade e iniciativa. A estadia na França trouxe benefícios para a minha carreira profissional, vida pessoal e desenvolvimento cultural”, relata Nilton. O doutorado sanduíche permitiu ainda que o pesquisador participasse de eventos científicos nacionais e internacionais e publicasse artigos em revistas científicas indexadas.

A pesquisa de Nilton foi orientada pela professora Selene Esposito do PPGCS e por Olivier Micheau, na universidade francesa. “A internacionalização é fundamental para o crescimento do Programa e da PUCPR. Nós também geramos boa ciência e fazemos essa troca com os pesquisadores de fora”, explica a professora.