Destaque

Destaque - 06 jul 2020

Vídeo currículo: entenda o que é e como usá-lo para se destacar

Currículos e entrevistas em vídeo ganharam um incentivo extra durante a pandemia

Com as medidas de isolamento social, as entrevistas por vídeo, que já apareciam em alguns processos seletivos, ganharam ainda mais espaço no mundo do recrutamento e seleção. Na esteira disso, um outro movimento, mais tímido, também se fortaleceu: a produção de vídeo currículos.

O vídeo currículo nada mais é do que a apresentação de informações sobre vivência profissional, carreiras e habilidades em formato de vídeo, abordando itens semelhantes à versão escrita do documento. De acordo com Elaine Bergmann, especialista em orientação e desenvolvimento de candidatos do PUC Carreiras da PUCPR, o vídeo currículo tem diversas vantagens, tanto para empresas quanto para candidatos.

“O formato ajuda a empresa a diminuir custos, porque substitui algumas etapas do processo de seleção. Já para o candidato, é bom porque ele não precisa ir e voltar várias vezes de encontros presenciais”, explica Elaine. Com este modelo, os recrutadores conseguem avaliar itens como a desenvoltura e habilidade do profissional para se comunicar, o que ele tem a oferecer à empresa e se está alinhado à vaga. Dessa forma, etapas e conversas iniciais podem ser retiradas do processo.

Além da questão da mobilidade, o vídeo currículo é uma forma pouco óbvia de se apresentar a empresas e recrutadores, bem como uma alternativa para mostrar a identidade e o fit cultural do candidato à organização.

O que é importante em um vídeo currículo?

Antes de fazer o vídeo currículo, porém, é importante entender o objetivo dele. Elaine destaca que grandes empresas já têm pedido vídeos em processos seletivos e de trainee e que, nesses casos, é fundamental seguir exatamente as regras estipuladas. “É importante se atentar aos tópicos que precisam ser apresentados e ao tempo estipulado para o vídeo. O candidato pode ser automaticamente eliminado se mandar um arquivo mais longo”, alerta.

Já nos casos em que a produção do vídeo currículo é espontânea, há dois caminhos: fazer uma versão geral, que pode ser colocada no perfil do profissional no LinkedIn, ou produzir vídeos específicos para cada vaga. Para esta última possibilidade, Elaine destaca que é necessário pesquisar a cultura da organização antes de enviar um currículo nesse formato. “É necessário identificar se a empresa é muito tradicional porque, nesse caso, enviar um vídeo currículo, que é mais moderno, pode não ser uma boa estratégia”, observa.

Para isso, deve-se fazer uma imersão no site e nos perfis da companhia nas redes sociais, observando os valores e práticas cotidianas com os colaboradores. O profissional também pode observar se tem conexões com algum colaborador da empresa, no LinkedIn, e abordá-lo pela ferramenta de mensagem da plataforma, explicando a situação.

Como fazer um vídeo currículo

O objetivo do vídeo currículo, assim como no modelo tradicional por escrito, é mostrar o potencial do candidato. Portanto, é preciso se preparar antes de gravar. Confira algumas dicas da Elaine para produzir um bom material:

  • Elaborar um roteiro, com os tópicos a serem abordados. É possível deixar uma “cola” atrás da câmera como apoio. Um bom tempo médio para o vídeo é de 2 minutos.
  • Preparar o ambiente. O espaço deve estar bem iluminado, com as janelas fechadas para diminuir os ruídos, e com um fundo adequado, em que não apareçam o guarda-roupas ou um local desorganizado. Um fundo neutro e uma parede lisa são mais aconselhados, nesses casos;
  • Antes da gravação, carregar o celular ou câmera. Para gravar, manter o equipamento na horizontal e apoiado em algum lugar bem firme. Se for usar o celular, não gravar em formato selfie, segurando o aparelho;
  • Acertar o enquadramento da câmera para que mostre o candidato do peito para cima, prestando atenção às questões mencionadas no item 2;
  • Durante o vídeo, olhar para a câmera e sorrir sempre que possível, mas de forma natural;
  • Cuidar com a linguagem. Ainda que seja um vídeo currículo, continua sendo um material destinado à conquista de trabalho. Portanto, é necessário manter uma linguagem mais formal, de acordo com as normas da língua portuguesa, mas de maneira descontraída, como se estivesse contando uma história a alguém;
  • Prestar atenção ao vestuário. Não é necessário usar terno ou blazer, se isso não for o usual do candidato, mas é preciso evitar roupas muito informais.
  • Para finalizar, não é necessário falar “tchau”. Pode-se apenas reforçar o interesse e a confiança de que pode ocupar a vaga disponível.

Espontaneidade é fundamental

No vídeo currículo o profissional precisa mostrar quem ele é e qual o seu potencial. Assim, o recrutador pode fazer uma seleção mais assertiva, o que é positivo para ambas as partes. Por isso, é importante ser autêntico e não buscar passar uma imagem diferente da real. “Não precisa se produzir, colocar cílios postiços, por exemplo, se a profissional não usa isso no dia a dia. É importante ser natural e autêntico. Se o candidato finge, o recrutador percebe durante o processo”, observa Elaine.

Para conferir dicas de como construir um currículo diferenciado, mesmo na versão escrita, clique aqui.