Notícias - 20 out 2021

Vice-Reitor da PUCPR, Vidal Martins, participa de painel no Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas

Evento digital será realizado em celebração ao Dia Nacional da Filantropia

Por que precisamos de filantropia no Brasil? Este é o tema do evento que será realizado pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) no dia 20 de outubro, das 10h às 12h. O encontro que será aberto ao público, mediante inscrição prévia, ocorre no Dia Nacional da Filantropia, e debaterá os impactos positivos dos serviços prestados pelas instituições filantrópicas na diminuição da desigualdade social no Brasil.

Os números corroboram para demonstrar a importância da filantropia na redução da desigualdade no País. A cada R$1,00 investido pelo Estado no segmento filantrópico com as imunidades fiscais, a contrapartida real é de R$7,39, por exemplo. Na área da saúde os números também impressionam, entidades filantrópicas realizam mais de 260 milhões de procedimentos e são responsáveis por 59% de todas as internações de alta complexidade do SUS.  Já na educação, as instituições do segmento somam mais de 2,4 milhões de alunos e corresponde a 15% de todos os estudantes matriculados na educação superior do País. Por fim, mais de 3,6 milhões de vagas de serviços essenciais de proteção básica são oferecidas pelo setor para a assistência social.

Entre os participantes estão nomes como Custódio Pereira, presidente do Fonif, que fará a abertura, os deputados federais Eduardo Barbosa (PSDB – MG) e Antônio Brito (PSD-BA) também estão entre os confirmados.

O painel “O papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil” está entre as atividades programadas. Entre os painelistas estão o Vice-Reitor da PUCPR, Vidal Martins; a Diretora de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Julia Povoas; e a Superintendente de Administração e Finanças da AACD, Fernanda Maués Ribeiro.

A intermediação será feita por Renata Cafardo, repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Autora do livro O Roubo do Enem, editora Record. Fundadora e vice-presidente da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação.

“As instituições filantrópicas são fundamentais na redução da desigualdade do nosso País e os dados e fatos que abordaremos no evento provam isso. Mas, muito além disso, queremos traçar novos rumos e melhorar e ampliar ainda mais os trabalhos filantrópicos”, afirma Custódio Pereira, presidente do Fonif.

Programação:

10h – Abertura: Custódio Pereira;

10h10 – Deputados federais Eduardo Barbosa (PSDB – MG) e Antônio Brito (PSD-BA);

10h40 – Painel: “O papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil”

Mediação:

– Renata Cafardo (repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Autora do livro O Roubo do Enem, editora Record. Fundadora e vice-presidente da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação)

Painelistas:

– Vidal Martins (Vice-Reitor da PUCPR);

– Julia Povoas (Diretora de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo);

– Fernanda Maués Ribeiro (Superintendente de Administração e Finanças da AACD).