Destaque - 09 fev 2021

Startup vencedora do PIBEP ganha bolsa em seleção nacional

Ybyram foi uma das selecionadas do programa Centelha, que incentiva o empreendedorismo no Brasil

inovação; empreendedorismo; pibep; centelha; startup

O Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo da PUCPR (PIBEP) é uma das iniciativas da Universidade para incentivar e despertar nos universitários o gosto pelo empreendedorismo. Do programa, saem diversas iniciativas inovadoras, que ganham o mundo. Entre elas, está a Ybyram, uma das vencedoras do 8º PIBEP, que foi selecionada no último mês para receber uma bolsa do Programa Centelha e acelerar o negócio.

A Ybyram disputou com mais de 800 iniciativas paranaenses e conquistou o 15º lugar no ranking geral nacional. A startup, formada por Nicolle Sayuri França Uyetaqui, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR, Gabriela Mondini, estudante da Escola de Ciências da Vida, Rafael Lagos, game designer e graduando de Psicologia e Rubiana Rosa, acadêmica de Jogos Digitais, tem a proposta de levar o conteúdo didático às crianças do ensino fundamental em um contexto sustentável, por meio de metodologias gamificadas.

De acordo com Nicolle, CEO e co-founder da startup, a participação no 8º PIBEP foi fundamental em todo o processo da empresa. “A Ybyram teve o apoio do PIBEP antes, durante e após do encerramento do programa, com muitas mentorias que nos ajudaram a passar em fases do Centelha, principalmente na parte financeira, que foi a última. Estamos muito felizes em saber que o Governo do Paraná e a Fundação Araucária confiam e apostam na gente”, comemora Nicolle.

A estudante também incentiva estudantes a se envolverem em iniciativas como o PIBEP, especialmente aqueles que já tem interesse em empreender. “Aproveitem a PUCPR ao máximo, pois é o aluno que faz a instituição de ensino. E se você quer empreender, conte com o PIBEP. Além de ser um programa excelente, ter mentorias incríveis, profissionais muito capacitados ligados à instituição, nos facilitou a montar uma equipe multidisciplinar para a Ybyram, e hoje somos sócios”, recomenda Nicolle.

Incentivo ao empreendedorismo

O programa Centelha para o qual a Ybyram foi selecionada atua, basicamente, em duas frentes: incentivando a criação de empresas inovadoras e disseminando a cultura empreendedora no Brasil, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.