Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 24 out 2017

Startup Garage é realizado na PUCPR Câmpus Londrina

Evento tem o objetivo de despertar a capacidade de desenvolver o empreendedorismo

No dia 17 de outubro, o Câmpus Londrina sediou o Startup Garage, um evento conduzido pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação – CEI e que tem, por intuito, fortalecer o ecossistema de empreendedorismo por meio do estímulo à criação de startups em instituições de Ensino Superior. A  PUCPR é a primeira instituição de Londrina a ter esse programa.

O Startup Garage pretende despertar no estudante a capacidade de desenvolver o empreendedorismo, independentemente do curso que esteja frequentando. Para apresentar todos os itens que um empresário de uma startup deve considerar, o projeto conta com o apoio do Sebrae, que entrará com o conhecimento mercadológico.

“Essa parceria com o Sebrae é muito importante, inclusive na capacitação dos estudantes. Eles estão muito interessados em participar e nós podemos fazer equipes multidisciplinares, misturar os conhecimentos para termos ideias inovadoras. Essa experiência está sendo um grande aprendizado, fortalecendo o ecossistema de empreendedorismo na própria universidade”, comenta a coordenadora do curso de Administração do Câmpus Londrina, Adriana Martello Valero, que também é coordenadora do CEI.

Na palestra de abertura, o empresário Matheus Tomio apresentou o tema “O pior empreendedor do mundo”, salientando a importância de um estudante participar de um programa como esse e aprender a errar desde a universidade. “Se o estudante errar na universidade, que é onde ele tem a chance, ele pode errar sem medo, diferente de errar dentro de uma empresa”, comenta o palestrante.

Trabalhar novas formas de negócios e entender a dinâmica desse mercado é, segundo Heversom Feliciano, Diretor Regional do Sebrae, o mais importante  nesse momento. “A economia no mundo todo está mudando. Estamos vivendo uma mudança radical, nas relações de trabalho, nas relações de emprego. Acho fundamental a iniciativa da PUCPR de criar o Centro de Empreendedorismo e Inovação porque você aproxima o aluno dessa nova economia. E o Sebrae se sente lisonjeado de ser parceiro da PUCPR nesse momento. Você tem aqui uma pré-aceleração nesse projeto com o Sebrae e a própria PUCPR tem a aceleradora dela, que é a HOTMILK, ou seja, os alunos têm um arsenal para pensar como se tornar um empreendedor”.