Escola de Direito

Escola de Direito - 28 fev 2019

Representantes da PUCPR alcançam 7º Lugar no HACKATHON 2019

Soluções computacionais para problemas relacionados ao acesso à Justiça foi o tema do desafio deste ano

A equipe “Justice for All”, representante da PUCPR, participou no último final de semana (22 a 24 de fevereiro de 2019) do Global Legal HACKATHON 2019, realizado na OAB-PR, e alcançou a 7ª posição entre 13 concorrentes. O evento teve como objetivo o desenvolvimento de soluções computacionais para problemas relacionados ao acesso à Justiça.

equipe_pucpr_hackathon_2019

Os estudantes  Jailson de Souza Araújo (doutorando do PPGD), Ewerton Schaedler Rosa, Daniel Sant’Anna de Oliveira e Lucas Dal Prá (mestrandos do PPGIa) propuseram o o aplicativo “Cidadão Justiça”, que estabelece uma interface entre o cidadão que deseja ver seus direitos tutelados e ingressa no Juizado Especial Cível sem advogado (causas até 20 salários mínimos).

A tecnologia tem por objetivo facilitar a comunicação, a apresentação de provas (imagens, vídeos, textos, áudio) e o acompanhamento do andamento processual, já que o cidadão precisa atender a todas as exigências de formato, tamanho e características destes arquivos. Atualmente, esse processo se torna difícil para quem não tem conhecimento de termos jurídicos ou de informática.

Eles foram  incentivados pelos professores Dra. Cinthia Obladen de Almendra Freitas (PPGD) e Dr. Altair Olivo Santin (PPGIa). OS docentes avaliaram o resultado como excelente, visto que essa é a 1ª. vez que os Programas de Pós-Graduação da PUCPR se organizaram para participar da competição.