Envolve - Voluntariado PUCPR

Envolve - Voluntariado PUCPR - 12 mar 2020

Reitor recebe equipe do Projeto Rondon

Estudantes e professores da PUCPR integraram a Operação Yaguaru, que contemplou 12 cidades do Paraná

Projeto Rondon na PUCPR
Prof. Waldemiro Gremski, Reitor da PUCPR (ao centro), com o chapéu típico dos rondonistas e o troféu, rodeado pela equipe que fez parte da Operação Yaguaru.

Estudantes e professores da PUCPR que participaram do Projeto Rondon foram recebidos na quarta-feira (11) pelo Reitor da Universidade, Prof. Waldemiro Gremski, e pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. José Luiz Casela, para um bate-papo sobre as experiências vividas na Operação Yaguaru.

Dez estudantes de diferentes cursos de graduação e dois professores, Jefferson Cunha e Keliani Bordin, passaram parte das férias de verão desenvolvendo ações nas áreas de cultura, saúde, educação, trabalho e meio ambiente nas cidades de Anahy, com 2.800 habitantes e Iracema do Oeste, com aproximadamente 2.900 moradores.

Na conversa, os estudantes puderam compartilhar as histórias vividas durante a Operação, os aprendizados e as lições que tiveram em contato com as comunidades. “O Rondon nos traz muita sensibilidade. Neste semestre, eu consegui ver na aula de Psicologia Jurídica, por exemplo, algo que realmente acontece no dia a dia. Eram coisas que eu conseguia imaginar sendo aplicadas na comunidade”, explica a estudante Polyana Raquel Pedroso, do curso de Psicologia.

Desenvolvimento de habilidades

Além de trabalhar conhecimentos mais técnicos, os estudantes do projeto puderam treinar habilidades cada vez mais importantes, como a cooperação e solução de problemas em equipes compostas por pessoas de diferentes áreas do conhecimento.

“Nós estávamos em uma equipe interdisciplinar e com isso conseguíamos nos ajudar, complementávamos o trabalho um do outro e, assim, fazíamos um atendimento melhor à comunidade”, conta Giovanni Amaral Cosenza, estudante do curso de Direito.

O Prof. José Luiz Cazella, Chefe de Gabinete, salientou a importância e o potencial transformador da experiência para os estudantes. “Ouvi histórias emocionantes. Com certeza foi uma experiência transformadora não apenas para os moradores dos municípios”.

O Reitor da PUCPR, Prof. Waldemiro Gremski, reforçou o compromisso da Universidade em formar profissionais capacitados para o futuro e a relevância dos princípios nesse processo. “Como universidade, nós temos a responsabilidade de formar tecnicamente. Mas somos uma instituição confessional católica, então, nosso papel aqui também é formar pessoas boas, cidadãos que façam a diferença na sociedade quando saírem da universidade”, explica.

Na conversa estiveram presentes, ainda, o Gerente de Missão e Identidade, José André de Azevedo e a Coordenadora do Projeto Comunitário, Débora Estela Feola, que agradeceram a Universidade pelo apoio dado à presença da PUCPR no Projeto Rondon e parabenizaram os estudantes pela iniciativa.

A Universidade ainda recebeu troféus pela participação no programa.

Retrospecto

Assim que partiram para a projeto os estudantes dividiram algumas ideias nesta matéria. Também é possível encontrar o Diário de Bordo feito pelos estudantes na missão anterior, no Piauí, e o material produzido por eles no encerramento.

Operação Yaguaru

Estudantes da PUCPR no projeto rondon

A Operação Yaguaru, da qual o grupo da PUCPR fez parte, contemplou 12 municípios do Paraná e contou com a parceria do Governo do Estado, da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, do 33º Batalhão de Infantaria Mecanização e de instituições públicas e privadas paranaenses. No total, nove universidade privadas e públicas participam da ação.

A Operação faz parte do Projeto Rondon, um programa do Ministério da Defesa em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior para desenvolver ações benéficas permanentes para comunidades, com foco no bem-estar social e a capacitação da gestão pública.

Para mais informações e participação em futuras operações do Projeto Rondon, entre em contato com o Núcleo de Projetos Comunitários: [email protected].