Destaque

Destaque - 02 ago 2021

Rede Ecumênica da Água é lançada em parceria com Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR

Vertente brasileira da organização tem como princípios o dom divino, o direito humano e o bem comum sobre esse recurso natural

Em 22 de julho, durante um evento online, foi lançada no Brasil a Rede Ecumênica da Água (REDA-Brasil). A iniciativa que visa promover a reflexão e a ação sobre as águas no Brasil, trazendo conscientização a respeito das questões ambientais e sociais que as cercam.

O Brasil tem em seu território cerca de 12% das reservas de água doce mundiais, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em contrapartida, o Atlas Esgotos da ANA demonstra que 81% dos municípios brasileiros despejam pelo menos metade do esgoto produzido, sem qualquer tratamento, em cursos d’água.

Considerando essa realidade, a REDA-Brasil atua a partir de três princípios fundamentais sobre a água: ela é um dom divino e, portanto, gratuita na recepção, distribuição e utilização; é também um direito humano, por ser essencial para a vida das pessoas e demais seres vivos; e bem comum, por pertencer a todas as criaturas do planeta. Distribuir água com justiça é, segundo tais princípios, fazer justiça à vida de toda a criação.

Formação e organização

A REDA-Brasil conta com o apoio da Rede Ecumênica da Água, do Conselho Mundial de Igrejas, criada em 2006, e foi fundada por 7 organizações: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil/CONIC; Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR/NEIR; Instituto Oca do Sol; Coordenadoria Ecumênica de Serviços/CESE; Iniciativa das Religiões Unidas/URI; Centro de Estudos e Ação Social/CEAS e Ágora/Brasil. Todas elas têm objetivos ecumênicos, socioambientais e inter-religiosos que visam favorecer a articulação das diversas iniciativas sobre a água que estejam sintonizadas com os três princípios da REDA-Brasil.

Além das 7 Organizações Fundadoras, a REDA-Brasil conta com o apoio de um Conselho Consultivo formado por 17 experts em diversas questões ambientais, como mudanças climáticas, fontes e nascentes, florestas, e oceanos, entre outras.

Bênção do Papa Francisco

Para a ocasião do lançamento da REDA-Brasil, o Papa Francisco enviou uma honrosa mensagem, manifestando o desejo de que “Todos os que tomam parte do mencionado projeto possam empenhar-se cada vez mais na custódia da criação”, como resposta ao “Urgente desafio de proteger nossa Casa Comum”. Em sua mensagem à REDA-Brasil, o Papa Francisco lembra que, para alcançar tal objetivo, é preciso “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral”.

A mensagem do Papa Francisco foi encaminhada por meio de Dom Manoel João Francisco, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, da CNBB.

Assista ao replay do evento de lançamento aqui