Destaque

Destaque - 29 mar 2021

Qual prato típico não pode faltar na Páscoa? Confira receitas dos cursos de Gastronomia e Nutrição

Bacalhoada e amendoim craquelado são sugestões de receitas de seguidores da PUCPR no Instagram

Além de trazer significados de esperança e transformação, a Páscoa é uma época de união que costuma vir acompanhada de pratos típicos. Embora não seja possível celebrar a data em grupo neste ano, preparar receitas tradicionais pode ser uma ótima forma de continuar próximo e tornar a data mais especial.

No último mês, a PUCPR perguntou aos seus seguidores do Instagram quais são as comidas típicas de Páscoa que suas famílias costumam cozinhar nessa data. A partir das sugestões, as professoras Eloize da Cruz, coordenadora do curso de Gastronomia da PUCPR, e Flavia Auler, coordenadora do curso de Nutrição da PUCPR, elaboraram receitas deliciosas para serem preparadas em casa: bacalhoada e amendoim craquelado. Confira:

Bacalhoada

Serve 4 a 5 pessoas

Ingredientes
– 900 g de lombo de bacalhau em postas (6 postas)
– 3 batatas asterix (ou baraka)
– 1 pimentão amarelo
– 1 pimentão vermelho
– 2 xícaras (chá) de tomate-cereja
– 2 cebolas
– 1 cabeça de alho
– ½ xícara (chá) de azeitonas verdes
– 1 xícara (chá) de azeite
– 2 ramos de louro
– 4 ovos cozidos
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Na véspera, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um refratário (ou tigela), cubra com água e deixe de molho por 24 horas na geladeira – troque a água pelo menos 5 vezes durante o processo, sempre com água fria.

No dia do preparo, pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Faça o pré-preparo: lave e seque os pimentões e os tomates. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. Descasque e corte as cebolas em quartos. Lave bem a casca das batatas com uma escovinha para legumes, corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços.

Escorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura – no total você terá 12 pedaços. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte as folhas de louro, as cabeças de alho e leve ao fogo médio. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Com uma escumadeira (ou pinça), retire as postas de bacalhau da água e transfira para um refratário. Mantenha a panela com a água no fogo e coloque batatas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, elas devem estar cozidas, mas ainda firmes – espete com um garfo para verificar.

Passe as batatas, as cabeças de alho e os ramos de louro por um escorredor e deixe escorrer bem a água.

Regue o fundo de uma assadeira grande de 40 cm x 35 cm com ½ xícara (chá) de azeite (caso seu forno for pequeno, divida a receita em duas assadeiras). Disponha as postas de bacalhau deixando espaço entre cada uma. Entre as postas, distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, as cabeças de alho, as azeitonas e as folhas de louro. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.

Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e sirva a seguir com os ovos cozidos cortados.

Leia mais: Confira a programação da PUCPR para a Semana Santa 2021

Amendoim craquelado

Ingredientes
– 3 xícaras (chá) de amendoim torrado
– 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
– Meia colher (chá) de fermento químico em pó
– 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau
– Meia xícara (chá) de água

Modo de preparo

Em uma panela de fundo largo, coloque o amendoim, o açúcar, o fermento, o chocolate e a água.

Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente.

Assim que começar a açucarar, mexa vigorosamente, sem parar, até secar bem.

Retire do fogo e deixe esfriar em uma assadeira.

Compartilhe o resultado do seu prato no Instagram marcando @PUCPROficial. Bom apetite!