Destaque

Destaque - 19 fev 2021

Qual a diferença entre pós-graduação e MBA? Entenda qual é melhor para você.

Saiba o que é semelhante ou não entre os dois programas e direcione sua carreira de forma assertiva

pós-graduação; MBA; especialização; lato sensu; lifelong learning

Saber os diferentes tipos de pós-graduação é fundamental para direcionar seus esforços da forma mais adequada aos seus objetivos. Dar continuidade ao aperfeiçoamento pessoal e profissional, além de adequado ao futuro do trabalho que demanda o lifelong learning, é uma excelente ferramenta para gerar oportunidades de carreira e  conexões.

Nesse contexto, a diferença entre uma especialização e um MBA pode gerar algumas dúvidas, afinal, ambos fazem parte da categoria pós-graduação lato sensu.

Leia mais: Como impulsionar a carreira?

Pós-graduação e especialização

A pós-graduação, no sentido em que as pessoas costumam usar, também é chamada de especialização. Essa modalidade de educação continuada busca preparar os profissionais de uma forma ampla dentro de uma área de conhecimento, como negócios, saúde ou comunicação, por exemplo – diferente de um mestrado ou doutorado, que se dedicam a um aspecto específico de um tema.

Saiba mais: Quais as diferenças entre mestrado e doutorado? Entenda se eles são para você

Esses cursos têm duração mínima de 360 horas e, geralmente, são realizados em 12 meses. O objetivo de uma pós-graduação é trazer conhecimentos atualizados ou novos sobre um assunto, de forma rápida – comparativamente a uma graduação – e qualificada, com foco no mercado de trabalho.

As especializações servem tanto para quem quer se fortalecer dentro da área em que já atua, quanto para quem pensa em fazer uma transição de carreira e precisa se preparar tecnicamente. Depois de concluir o curso, o estudante recebe um certificado de especialista.

Conheça mais: Pessoas multipotenciais e multicarreiras

E o MBA?

O MBA também é um tipo de pós-graduação lato sensu, apesar de a sigla significar Master of Business Administration e, muitas vezes o termo “master” ser confundido com “mestrado”. Ele costuma funcionar de forma bastante semelhante à especialização nos quesitos carga horária e tempo para conclusão.

A principal diferença, porém, é que os cursos e conteúdos abordados no MBA são direcionados em uma perspectiva de business, ou seja, gestão e negócios. Apesar disso, os cursos não são exclusivos a executivos e podem ser muito bem aproveitados por todos os profissionais.

Ouça também: Skills para 2021

Qual o processo seletivo para uma pós-graduação ou MBA?

Os processos seletivos variam de acordo com a instituição e curso, então é necessário observar quais os pré-requisitos em cada um deles. O que vale tanto para a especialização quanto para o MBA é a necessidade de ser formado em um curso superior e ter o diploma, seja ele de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.

Conheça os cursos disponíveis na PUCPR