Fique por dentro

Fique por dentro - 23 ago 2019

Startup Garage abre inscrições: um convite para empreender

Parceria entre o HUB de Empreendedorismo/PUCPR e o Sebrae/PR proporciona oportunidade para estudantes e egressos desenvolverem o espírito empreendedor e a inovação

A segunda edição do Startup Garage PUCPR está com inscrições abertas. O programa é uma ótima oportunidade para quem tem interesse em desenvolver a mentalidade empreendedora e criativa. A parceria entre a PUCPR e o Sebrae, traz conhecimentos e práticas que exercitam a liderança, criatividade e outras habilidades comportamentais que diferenciam os profissionais de sucesso no mercado.

O programa oferece uma formação complementar em empreendedorismo, trazendo aos estudantes uma percepção mais clara do processo de criação e gestão de startups e modelos de negócios inovadores. A professora coordenadora da última edição do programa, Evary Leal, dá destaque a relevância do projeto: “Em um futuro muito próximo todas as pessoas deverão ter um perfil empreendedor, porque toda configuração de trabalho está mudando, então é muito importante que as pessoas tenham clareza que elas vão precisar ser empreendedoras da própria carreira, independente de trabalhar ou não para outra pessoa”.

O Startup Garage, ocorre durante doze semanas de vivências vespertinas, onde os estudantes irão desmistificar temas e fortalecer competências como a capacidade de resolver problemas e o planejamento estratégico. Os participantes terão a oportunidade de propor e desenvolver um modelo de negócio, amparados pela metodologia ativa do Sebrae e em contato com especialistas em educação empreendedora.

O facilitador desta edição será o empreendedor e consultor Milton Coutinho. Segundo o mesmo: “Curitiba é uma fábrica de pessoas com potencial para serem excelentes empreendedores, mas entre o potencial e o resultado existe o processo de formação empreendedora”, constata Milton, que ressalta que participar de um programa como esse aumenta a probabilidade das ideias se tornarem negócios de sucesso, diminuindo riscos e antecipando possíveis erros. “Já presenciei excelentes ideias de negócio fracassarem, sucumbirem por falta de preparo, de entendimento, minsdset empreendedor e conhecimento das ferramentas de gestão empresarial”, complementa.

Sonia Shimoyama, consultora do Sebrae/PR e Gestora de Projetos em Educação Empreendedora, ressalta que “a espinha dorsal do programa é a inovação” e que calibrar o olhar dos participantes para enxergar oportunidades é um dos processos desenvolvidos durante essa vivência. Seja para aplicar em ambientes corporativos ou abrindo novos negócios, os participantes desenvolverão o empreendedorismo “de dentro para fora”, como define Sonia, “transformando oportunidades em resultados e gerando valor”.

Para Paulo C. Porto Martins, coordenador do Hub de Empreendedorismo desta edição, “o Garage é a oportunidade perfeita para aqueles que desejam participar de uma imersão empreendedora, com muitas atividades hands-one a oportunidade de apresentar os resultados no final do programa para uma banca de protagonistas do ecossistema empreendedor”.

Inscreva-se!