Fique por dentro

Fique por dentro - 16 abr 2019

Projetos mostram como a mobilidade urbana afeta a qualidade de vida dos idosos

No dia 08 de Abril, foi realizado o Fórum de Acessibilidade do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) no Câmpus Curitiba da PUCPR. No evento foram apresentados os resultados dos projetos Healthy Urban Living and Ageing in Place (HULAP) e Cidades Latino Americanas para um Envelhecimento Saudável.

Os projetos, financiados pelo CNPQ, Fundação Araucária e Fundo Newton, e conduzidos pelo Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) e coordenados pelos professores Adriano Akira F. Hino (PPGTS) e Rodrigo Siqueira Reis (PPGTU), apontaram a importância do ambiente urbano na saúde de idosos.

Os resultados encontrados revelam que idosos satisfeitos com atributos do bairro como boas calçadas, serviços oferecidos no bairro, trânsito regular, segurança, áreas e opções de lazer, possuem maior chance de caminhar e ter uma vida mais saudável e sociável. Os dados analisados até o momento indicam que características como presença e continuidade de calçadas, seu tipo, inclinação e irregularidades no piso são barreiras que dificultam ou impedem a caminhada dos idosos.

Neste sentido, o CREA-PR apresentou durante o Fórum o Manual Prático de Acessibilidade o qual reúne informações técnicas, conceitos e aspectos legais no que diz respeito à acessibilidade. Os resultados gerais do projeto serão apresentados em um workshop que será realizado na PUCPR no dia 30 de Abril para o qual estão sendo convidados membros do poder público, sociedade civil, ONGs e conselhos. Os quais podem utilizar os resultados para implementar ações que afetem a qualidade de vida dos idosos.

A divulgação dos resultados foi veiculada no programa Meio Dia Paraná da RPC TV e pelas rádios Band News e CBN Curitiba.

 Meio dia Paraná PUCPR