Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 23 abr 2019

Projeto Comunitário une acadêmicos do Curso de Licenciatura em Música e crianças beneficiárias da ODPH (Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano)

Cerca de 40 crianças participarão da ação Educação Musical - Corpo, Som e Movimento

Corpo, movimento, voz, instrumentos e ritmos serão alguns temas trabalhados durante as oficinas que os acadêmicos de Projeto Comunitário, do curso de Música, ofertarão às crianças da instituição social parceira ODPH. A atividade de Educação Musical teve início na última segunda-feira (22), com 40 crianças e 16 acadêmicos.

O Professor Wellington Tavares, do Curso de Licenciatura em Música, conta que a ideia de proporcionar uma vivência fora de sala de aula aos acadêmicos do curso surgiu no início do ano passado, com a realização de uma atividade, mas foi no 2º semestre que a parceria com o Projeto Comunitário foi iniciada. “É duplamente significativo esse tipo de experiência. O fato de ter os estudantes saindo da sala de aula e motivo de aprendizado. E, ao mesmo tempo, poder abrir a Universidade para receber as crianças, amplia os horizontes, abre os olhos”, destaca o Professor.

As crianças trabalharão todos os temas até reunir tudo em uma atividade de construção colaborativa com uma apresentação final aos responsáveis, que acontecerá na Vila Torres, em junho.

O acadêmico Gabriel Mendes da Cruz, de Licenciatura em Música, comenta sobre o primeiro dia de atividade: “hoje é apenas o primeiro dia e já está sendo uma super experiência. É muito gostoso sentir esse respeito mútuo que você conquista nos primeiros minutos de aula com os alunos. Mas minhas expectativas são as melhores, nós temos nossos objetivos de aprendizagens, que as vezes até fogem da música. Despertar neles a autoconsciência corporal; autoconsciência sonora, de como estão contribuindo com o ambiente; o respeito ao próximo e auto respeito também”.

O Professor ainda finaliza: “a gente fala muito mais do que de música ao trabalhar corpo, movimento e ritmo. A gente está falando de vida, discutindo a nossa realidade. Situar os acadêmicos quanto a responsabilidade que eles têm enquanto formadores, não de instrumentistas, mas de pessoas. E ao mesmo tempo eles se oxigenam ao entrar em contato com as crianças, ao ouvir o que elas têm para contar. Eles passam a repensar muitas coisas. É uma troca”.

Sobre a ODPH

Tem como objetivo proporcionar e estimular a cultura, projetos sociais, atividades educativas e ações festivas que sejam de caráter simbólico com princípios de justiça social, solidariedade e tendo em vista o desenvolvimento sustentável de toda sociedade/comunidade, podendo oferecer um espaço para a integração de toda comunidade, colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Atuação na sociedade: Sendo uma instituição do terceiro setor, atuam com foco nas mudanças sociais, realizando atividades diretamente com os cidadãos com programas de práticas políticas, habilidades domésticas, artesanato, aproveitamento de alimentos, regras de higiene, saúde, alfabetização e reuniões periódicas com as famílias, amigos e instituições comunitárias, eventos que promovam a inclusão social.

Musica e ODPH