Gente da PUC

Gente da PUC - 22 jan 2020

#PÓSPUCPR: O amor pela tecnologia que transforma a maneira de educar

Ana descobre diariamente novas formas de tornar a educação acessível e igualitária

Uma “apaixonada por educação e tecnologia”. É assim que se define Ana Maria da Silva Alves, 25 anos, estudante da Pós-Graduação em Design Educacional da PUCPR Câmpus Curitiba.

Ana Maria Alves faze especialização na PUCPR_1Formada em Letras Português-Inglês também pela PUCPR, ela escolheu educar pois sempre sentiu a necessidade de “fazer algo por alguém” e, desde o ensino médio, gostava de ajudar seus colegas a aprenderem.

Ao longo do curso ela teve diferentes experiências proporcionadas por programas da Universidade, como o PIBID –programa de iniciação à docência presente em todas as licenciaturas– e estágios supervisionados. O foco na área de revisão de textos a levou para seu primeiro estágio na Casa Civil do Palácio Iguaçu e, um ano antes de se formar, foi contratada pela editora CRV.

Toda essa vivência trouxe para Ana uma visão ampla do processo educacional e, consequentemente, a vontade de criar projetos. Ainda durante a graduação, começou a se interessar pela educação especial e a pensar em uma metodologia ativa para suprir essa necessidade. “Tinha várias ideias para por em prática, mas travava pela falta de segurança e conhecimentos específicos”, conta.

Quando se formou, em 2018, Ana passou a trabalhar em um grupo educacional para atuar na revisão de material digital e jogos pedagógicos. Foi então que desenvolveu uma nova paixão: a tecnologia educacional.

Pouco mais de um ano depois, em abril de 2019, surgiu a vontade de fazer uma especialização que unisse suas áreas de interesse. Ela optou pela Pós-graduação em Design Educacional, um curso que prepara profissionais para a criação e o desenvolvimento de projetos educacionais mediados pelas tecnologias digitais. “Eu queria uma pós que fosse voltada para as minhas duas paixões: educação e tecnologia. Fui procurar e a PUCPR supriu realmente o que eu queria”, afirma.

Em menos de um ano, alguns diferenciais da PUCPR já foram percebidos e, inclusive, mudaram a forma como Ana trabalha. As soft skills ajudaram a conquistar desenvoltura na postura profissional, desenvolver criatividade e tomar
decisões mais rápidas e assertivas.

Além de todo o aprendizado, networking e desenvolvimento profissional, a Pós-graduação resgatou o sonho da Ana universitária: ela deu início ao projeto de criação de metodologias ativas para educação especial com a segurança conquistada e o suporte dado pelos professores.

Ana Maria Alves faze especialização na PUCPR_2“Os professores da Pós te incentivam bastante a buscar o seu melhor, seja com trabalhos em sala de aula ou no seu aprendizado em casa. Eles te instigam a apostar e testar”. O pré-projeto do artigo sobre o tema já foi iniciado e a ideia é, mais tarde, transformá-lo em um produto.

E ela não para por aqui. Os planos para o futuro incluem abrir sua própria empresa de design de jogos e materiais pedagógicos para educação especial voltados principalmente para escolas e outras instituições públicas. Ana explica: “Eu acho que todo mundo deve ter o direito e a oportunidade da educação. Então, se eu conseguir mudar a vida de alguém com isso, vai ser muito gratificante. Na educação especial ainda tem muito a se fazer.”

Seja na educação, comunicação, engenharia, negócios, saúde ou outras diversas áreas de conhecimento , a PUCPR oferece cursos de Pós-Graduação com professores atuantes no mercado, estrutura de ponta e conteúdo atual. São múltiplos caminhos de formação e você pode escolher quantos quiser!