Gente da PUC

Gente da PUC - 27 jan 2020

#PÓSPUCPR: jovem, determinada e cheia de sonhos

Aos 25 anos, Amanda sabe o que quer e não mede esforços para conquistar seus objetivos

Foto Amanda Manganote - Especializacao PUCPR

Uma jovem cheia de objetivos e expectativas. Assim pode ser definida Amanda Manganote, 25 anos. Com seu plano de carreira muito bem definido desde os primeiros passos profissionais, ela iniciou a faculdade de moda aos 17 anos na Unicesumar, em Maringá, e já no mês de início do curso conseguiu seu primeiro estágio no Grupo Aion, uma confecção da cidade.

Sua determinação e vontade de crescer fizeram com que ela fosse contratada em apenas sete meses como assistente de estilo. Até concluir sua graduação, foram três anos de experiência e muito trabalho duro, se dividindo entre duas cidades para estudar e trabalhar.

Com a formatura, Amanda decidiu não parar e encarar novos desafios, expandindo sua área de atuação: além do estilismo, passou a trabalhar com marketing digital na Via Romanos, uma confecção masculina de pequeno porte em que viveu diferentes experiências.

Dois anos depois, já em um novo trabalho na Scalon, uma empresa bem maior, Amanda assumiu o cargo de coordenadora, seu maior “pico de evolução e crescimento”, e a vontade de fazer uma pós-graduação que existia há muito tempo aumentou ainda mais com o surgimento de novas oportunidades. Ela almejava o cargo de gerente e sabia que uma especialização poderia ajudá-la a chegar lá. Mesmo com uma rotina de trabalho corrida –de até 12 horas por dia – ela sabia que valeria a pena.

“Tinha alguns amigos que tinham terminado ou estavam fazendo a pós na PUC e falaram muito bem dos cursos, o que me deu mais certeza ainda”.

A PUCPR já era a primeira opção por conta da reputação da Universidade no meio acadêmico e no mercado. Na hora de decidir pelo curso , a experiência de outros profissionais próximos foi levada em conta: “Alguns amigos tinham terminado ou estavam fazendo a pós na PUC e falaram muito bem dos cursos, o que me deu mais certeza ainda”.

Em 2019, Amanda começou o MBA em projetos e negócios de alta performance na PUCPR Câmpus Maringá, um curso direcionado a vários setores de atuação para profissionais já experientes ou iniciantes no mercado.

A promoção desejada veio rapidamente e, ao final de seu primeiro ano de pós, um novo desafio chegou: ela assumiu um novo setor na empresa, passou a ser coordenadora de estilo. “Essa mudança foi muito importante para mim e um reconhecimento muito grande do meu esforço. O desafio é 500 vezes maior e a responsabilidade também”, comenta.

Já na Pós, a vivência foi outra, mas igualmente enriquecedora: a rotina de estudos com profissionais de outras áreas trouxe um aprendizado e uma experiência que não eram esperados.

Perfil Amanda Manganote - Especializacao PUCPR
Decidida desde que entrou na faculdade, hoje Amanda já é reconhecida por seu esforço

“Eu amo demais o que eu faço, é um pedaço de mim, por isso a realização profissional é muito importante.”

Outra vantagem percebida por Amanda é a aplicação prática dos conhecimentos no trabalho a partir das atividades dinâmicas desenvolvidas no dia a dia do curso: “Todos aqueles que estão dando aula têm a bagagem de conhecimento e experiência de atuação profissional na área, então tudo o que eu aprendi era muito aplicado na prática. A gente montou startups, empresas, fez planejamentos, organizou eventos…”.

Partindo para seu último ano, Amanda reconhece a o desenvolvimento e a confiança conquistada, especialmente sendo mulher e muito jovem em um ambiente desafiador em que é preciso ser responsável por tomar decisões importantes.

“Apesar de conquistado muitas coisas aqui em pouco tempo, não foi fácil. Eu me dediquei e me dedico muito ao meu trabalho”. Eu amo demais o que eu faço, é um pedaço de mim, por isso a realização profissional é muito importante”.

A PUCPR oferece múltiplos caminhos para seu desenvolvimento profissional. São mais de 200 cursos de Especialização em diversas áreas do conhecimento com o corpo docente, estrutura e métodos de ensino de uma Universidade que é expoente em inovação no Paraná.