Iniciação Científica

Iniciação Científica - 08 jan 2020

PIBIC Master: na PUCPR, mestrado pode começar durante graduação

Programa abrirá inscrições no próximo mês

Estudante lendo em corredor da bibliotecaO ingresso na universidade pode gerar interesse de estudantes por uma área de estudo específica. É na pesquisa científica que eles encontram a oportunidade de se aprofundar em um assunto, atingindo níveis de formação como mestrado, doutorado e assim por diante. Na PUCPR, aqueles que têm esse objetivo podem dar início à formação de pesquisador antes mesmo de concluir a graduação.

No PIBIC Master, programa faz parte da iniciação científica da PUCPR, o estudante realiza disciplinas do seu curso juntamente com as do mestrado. Durante esse período, não há mensalidade e o pesquisador recebe uma bolsa. Ao se formar, ele pode desenvolver e defender sua tese em até seis meses.

Também há a possibilidade de realizar parte da pesquisa em outras regiões do Brasil ou do mundo, com as modalidades de Mobilidade Nacional e Internacional do PIBIC Master.

Para participar, é preciso ter concluído pelo menos metade da graduação e já ter participado, durante pelo menos um ano, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

A seleção para projetos de PIBIC Master deste ano terá início em fevereiro e se estende até 15 de março. Confira o edital e saiba mais sobre o programa:

EDITAL 21/2019– PROCESSO DE SELEÇÃO BOLSAS PIBIC MASTER – COMBINED DEGREE