Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 13 mar 2019

Livro analisa a relação entre ética e tecnologia

“Negação e poder: do desafio do niilismo ao perigo da tecnologia”, será lançado no dia 29/03/2019

O professor Jelson Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia lançará, no próximo dia 29 de março (sexta-feira), o livro resultado de seu estágio de pós-doutorado na Inglaterra: “Negação e poder: do desafio do niilismo ao perigo da tecnologia”. Na obra, o autor analisa a relação entre a crise dos valores e o avanço da tecnologia. Inspirado em autores como Nietzsche, Heidegger e, principalmente, Hans Jonas, o livro parte de um exame detalhado do tema do niilismo, tentando desvendar o conceito e, ao mesmo tempo, as suas consequências no campo da cosmologia, da antropologia e da ética. Apresentado como uma das marcas da cultura ocidental que remete aos movimentos gnósticos que estão na base do cristianismo, o niilismo é compreendido como um processo de negação do mundo e da vida em geral, cujo símbolo são as guerras (marcadas por uma vontade de negação e destruição da civilização), principalmente a segunda guerra mundial, que foi amplamente caracterizada pelo esvaziamento dos valores e pela ascensão tecnológica.

Na segunda parte da obra, o professor analisa de que forma a tecnologia se apresenta como a última fase do niilismo, chegando a afirmar que o movimento transumanista, que pretende reformar o ser humano e a vida em geral, é mais uma etapa do processo de negação, agora apoiado em um poder inédito do ponto de vista tecnológico. É diante desse cenário que a obra de Hans Jonas se apresentaria não apenas como um diagnóstico do niilismo, mas sobretudo como uma alternativa de enfrentamento de sua nova fase, associada à civilização tecnológica. Se o tema pode ser compreendido como um fio condutor da obra jonasiana, esta, por sua vez, pode ser assumida como uma forma de convivência com esse “mais estranho dos hóspedes”.

O livro, lançado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul, é uma contribuição original e ao mesmo tempo instigante no campo da filosofia, da tecnologia e da ética, interessando a estudantes, professores, pesquisadores e curiosos (de variadas áreas do saber) em pensar o mundo contemporâneo a fundo, a partir de seus problemas centrais.

Com prefácio do Michael Hauskeller, professor da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, renomado eticista, especialista na temática do transumanismo e da relação entre niilismo e tecnologia, “Negação e Poder” é o 31º livro de Jelson Oliveira e reflete as pesquisas desenvolvidas na linha de Ética e Filosofia Política, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, no GT Hans Jonas e no GT de Filosofia da técnica e da tecnologia, da ANPOF, bem como no Núcleo de Estudos da Técnica e no Centro Hans Jonas Brasil, com sede na PUCPR.

LANÇAMENTO:
Dia 29/03/2019, às 19h30min.
Café Babette, da Aliança Francesa de Curitiba.
(Alameda Prudente de Moraes, 1101)

Pedidos do livro e informações: jelsono@yahoo.com.br