Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 31 out 2019

Jornal Comunicare é tema de reportagem no Portal Imprensa

O veículo destacou a dinâmica de produção convergente do jornal laboratorial da PUCPR

O Comunicare, jornal-laboratório do curso de Jornalismo da PUCPR, foi assunto de reportagem no Portal Imprensa. O veículo, reconhecido na cobertura da área de comunicação, destacou a dinâmica de produção do jornal, que está atento às tendências do mercado e traz um ambiente de convergência para a redação. A edição mais recente do Jornal Comunicare foi produzida pela equipe da Fatos Narrativas Midiáticas, que é uma central de produção de conteúdo convergente do curso de Jornalismo.

A Fatos foi implementada em 2018 e funciona como um projeto de contraturno, com participação voluntária de estudantes de diversos períodos do curso, que atuam sob a supervisão do corpo docente. Além do jornal, a equipe também é responsável pelo Portal Comunicare, Webrádio Comunicare e conteúdos para redes sociais. Um diferencial importante do Comunicare é que os conteúdos feitos para o jornal tem material complementar no portal que podem ser acessados por meio de QR code a partir do impresso.

Até a criação do projeto, a produção laboratorial dos estudantes se concentrava em disciplinas responsáveis pelo desenvolvimento de conteúdo jornalísticos para os veículos laboratoriais do curso. Com a criação da Fatos Narrativas Midiáticas, a atividade laboratorial se tornou mais ampla, completa e realística, incorporando rotinas e tendências consolidadas no mercado de trabalho. Característica ressaltada pelo Portal Imprensa.

Para a produção do Comunicare, é usada a metodologia Team Based Learning (TBL) que divide os alunos em grupos baseados nas habilidades plurais e complementares.  A matéria no Portal Imprensa entrevistou duas alunas do curso, Juliane Trevisani e Beatriz Bleyer, que participam da produção do Comunicare. As estudantes ressaltaram a importância de atuar em um ambiente muito semelhante ao profissional, servindo como forma de imersão.

Sobre o Jornal Comunicare, ainda serão produzidas mais duas edições em 2019. O impresso é distribuído no campus pelos estudantes de Jornalismo e também é deixado em pontos estratégicos pela PUC. Além da Universidade, os alunos também entregam o jornal nas redações da cidade e pelos comércios locais.

Crédito: Comunicare/ PUCPR

Acesse aqui a reportagem completa!