Iniciação Científica - 13 ago 2019

Estudante do PIBIC Master apresentará trabalho em Viena

Odenir apresentará seu trabalho no congresso da Associação Internacional de Educação Médica em Viena (Áustria)

O estudante Odenir Nadalin Júnior, do 12º período da graduação em Medicina da PUCPR – Curitiba, está em estágio de pesquisa na Clínica SGM, em Langenthal (Suíça), sob supervisão do professor René Hefti, professor da Universidade de Berna e diretor-fundador do Instituto de Pesquisa em Espiriualidade e Saúde (Research Institute for Spirituality and Health). Odenir é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Bioética, através do PIBIC Master. Seu projeto “Avaliação da Espiritualidade/Religiosidade na Saúde Mental: um estudo comparativo na perspectiva da Bioética Clínica” é orientado pela professora Mary Rute Esperandio e co-orientado pelo professor Hefti.

A Clínica SGM é especializada em medicina psicossomática, psiquiatria e psicoterapia, e referência internacional sobre implementação de cuidado espiritual no ambiente hospitalar. Ela tem como conceito terapêutico que em doenças mentais e físicas, há sempre uma dimensão existencial e, consequentemente, uma dimensão espiritual que necessita ser abordada. A experiência durará dois meses, e além dessa atividade de intercâmbio entre o Programa de Pós-Graduação em Bioética e o Research Institute for Spirituality and Health, ela será validada como estágio eletivo do internato médico da graduação em Medicina.

No final deste mês, Odenir estará no congresso da Associação Internacional de Educação Médica, o AMEE 2019, em Viena (Áustria), onde apresentará o trabalho “Spirituality/Religiosity in Medical Education: a necessary approach”, fruto do trabalho desenvolvido no PIBIC 2017/2018, sob orientação da professora Mary Rute.