Biblioteca - 18 dez 2019

Biblioteca Central da PUCPR completa 25 anos

Hoje, espaço atende mais de vinte mil usuários e é referência em conhecimento e cultura

fachada-lateral-da-biblioteca-central-da-pucprNeste ano, a Biblioteca Central da PUCPR completa 25 anos de história. O antigo campo de futebol da Universidade que ocupava a área deu lugar à construção da obra, elaborada por Manoel Coelho, que teve início em 1989 e terminou em 1994, com a inauguração do edifício.

Ao longo de 2019, eventos marcaram a celebração do Jubileu de Ouro da Biblioteca. Em novembro, um concerto feito pela Orquestra Experimental e Coral Champagnat da PUCPR, realizado no hall do prédio, marcou a data com participação da comunidade acadêmica.

pilares-da-biblioteca-central-da-pucprO projeto arquitetônico, conhecido pelos vitrais, conta com assinatura de diversos artistas. O vitral do primeiro andar é assinado por Abrão Assad com execução de Adoaldo Lenzi e retrata a evolução das profissões. No segundo andar, está a obra de Poty Lazzarotto que representa a evolução da comunicação e também foi executado por Lenzi. A evolução da vida humana cultural, artística e científica é o tema do vitral do terceiro andar, elaborado e executado por Sergius Erdelyi.

O espaço conta com uma área construída de mais de 10,5 mil m², sendo 3,5 mil m² destinados para leitura, estudo e o restante para acervo. A Biblioteca atende mais de vinte mil usuários, entre estudantes, professores, pesquisadores e colaboradores. Além disso, promove atividades culturais como o Clube do Livro e o Cinema na Biblioteca.

Reconhecendo a importância da Biblioteca para toda a comunidade universitária, bem como para a cidade, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também comemorou os 25 anos da Biblioteca. Confira o recado: