Destaque - 04 abr 2019

PUCPR tem programação especial para Páscoa

Durante o período da Páscoa, a PUCPR preparou momentos de cultivo da espiritualidade e reflexão com a comunidade da Universidade. São missas, proscrições e palestras acerca do tema que se estendem do início ao fim de abril. Confira a programação e participe:

cartaz-dos-eventos-de-pascoa-na-pucpr-em-2019
Celebre a Páscoa deste ano nos eventos da PUCPR

Tríduo de Páscoa
A Páscoa é um período de profundo conversão e reflexão pessoal e comunitária. Para melhor nos prepararmos, convidamos você para este momento de intensa oração.

Dia: 09/04 (1º Dia) – O dom do Serviço: Lava Pés
Dia: 10/04 (2º Dia) – O dom da Vida entregue: Paixão de Jesus
Dia: 11/04 (3º Dia) – O dom da Vida Nova: Ressurreição

Datas: 09, 10 e 11/04

Via Sacra – Realidade Aumentada
“Ninguém tem maior amor do que aquele que entrega sua vida pelos amigos” (Jo 15,13).
Todos estão convidados a meditar o caminho de Jesus Cristo desde a sua condenação até à sua ressurreição. Nessa experiência, nos identificamos com a humanidade do próprio Cristo e permitimos germinar em nós a esperança da Páscoa.
A via sacra será contemplada com a ajuda de óculos de realidade aumentada.
Datas: 08 a 12/04
Horário das Sessões: 9h20 às 9h40 | 20h30 às 20h45
Local: Sala Thomas Merton – Prédio de Identidade Institucional
Vagas limitadas por ordem de chegada

Diálogos Contemporâneos – Arte e religiosidade nas obras de Alejandro Santana
Situado na cidade argentina de Junín de los Andes, o parque Vía Christi, as esculturas do artista Alejandro Santana são um museu de arte e religiosidade ao ar livre e retratam momentos da vida de Jesus Cristo, dialogam com elementos da cultura mapuches e com a história recente da América Latina e do mundo, além de valorizarem aspectos ecumênicos e inter-religiosos em diálogo com o cristianismo.
Seu criador, Alejandro Santana, vem à PUCPR para falar sobre as motivações de suas obras e a relação entre arte e religiosidade, propondo um caminho de reflexão em preparação para a Páscoa que considere aspectos religiosos, sociais e culturais.
Datas: 11 e 12/04
Local: FTD Arena Digital
Inscrições no link: http://bit.ly/2OAnJWh

Missa em preparação para a Páscoa
É tempo de nos prepararmos para vivenciar a Páscoa do Senhor, a sua ressurreição. Para tanto, convidamos você para celebrar conosco a Santa Missa.

Arte e interioridade – Iconografia
As oficinas de Arte e Interioridade pretendem possibilitar um espaço para contemplação artística, instigando a sensibilidade e o contato com a experiência estética.
Neste primeiro semestre de 2019, as oficinas estão direcionadas à leitura de ícones sacros, promovendo experiências de transcender o simbolismo.
Datas: 29/03, 05/04, 12/04 e 26/04
Horário: 11h30 | 17h30
Local: Prédio de Identidade Institucional PUCPR
Inscrições no link: http://bit.ly/2uuujED

Semana Santa

14/04 – Domingo de Ramos
10h45 – Procissão de ramos com saída do Portal – é preciso trazer ramos.
Haverá Confissões durante a celebração.

18/04 – Quinta-feira Santa
19h30 – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés.
Logo após, Adoração ao Santíssimo até 23h30.
Lamento de Israel: canto da Desnudação do Altar

19/04 – Sexta-feira da paixão
08h às 09h – Via Sacra
09h às 10h – Confissões
15h – Ato Litúrgico da paixão e morte de Jesus Cristo, com bênção das ervas aromáticas e sal.
Lamento de Verônica

20/04 – Sábado santo
08h – Oração do Santo Terço e bênção dos alimentos.
19h – Missa da Vigília da Ressurreição do Senhor, com bênção do fogo novo e da água.

21/04 – Domingo de Páscoa
11h – Missa da Ressurreição do Senhor, com bênção das flores.