American Academy

American Academy - 28 set 2018

PUCPR tem programa pioneiro de graduação internacional

Estudantes poderão cursar o modelo de ensino superior norte-americano em Curitiba e finalizar a faculdade na Kent State University (Ohio-EUA)

Ingressar em uma universidade dos Estados Unidos sempre foi o sonho de muitos brasileiros. Agora, essa realidade ficou mais próxima e acessível: a PUCPR lançou este ano o American Academy, um programa pioneiro de graduação superior baseado no modelo norte-americano de ensino, em parceria com a Kent State University (Ohio – EUA).

As vantagens do programa são inúmeras, com destaque para a possibilidade de uma formação ampliada e flexível, na qual os estudantes passam os dois primeiros anos da faculdade em contato com disciplinas mais abrangentes, fundamentais para todas as profissões. Posteriormente, conscientes de suas habilidades e preferências, os estudantes definem com maior segurança a formação desejada.

A base curricular do programa foi desenvolvida a partir do modelo Liberal Arts Education, plenamente difundido nos EUA, que consiste em um conjunto de disciplinas de várias áreas do conhecimento – Artes, Ciências Naturais e Físicas, Comunicação, Ética, Filosofia, entre outras – para oferecer ao estudante uma visão de mundo mais global.

Além de poder definir com mais tempo e segurança o curso que desejam seguir, os estudantes ganham uma formação integrada, que atende às principais demandas dos empregadores do mundo inteiro. De acordo com o diretor do American Academy, Paulo Mussi, “o mercado busca profissionais com visão de mundo ampliada, capacidade de comunicação em inglês e português, além de um perfil abrangente para atuar em diferentes situações e os estudantes do programa terão essa base muito bem estruturada”, afirma.

Como funciona?

O American Academy é estruturado da seguinte forma: nos dois primeiros anos, as disciplinas gerais são cursadas na PUCPR, em Curitiba, com aulas ministradas em inglês por professores da Kent State University. Ao concluir essa etapa, caberá ao estudante decidir se irá finalizar a graduação na PUCPR ou na Kent State – podendo escolher entre mais de 300 opções de cursos no Brasil e nos Estados Unidos.

“É importante destacar que, ao longo dos dois primeiros anos cursados na PUCPR, os estudantes poderão realizar cursos de verão na Kent State University. Assim, poderão conhecer o câmpus e a cidade para, então, decidir com mais segurança se desejam finalizar ou não a graduação no outro país”, explica Mussi.

Dupla diplomação

Ao concluir a primeira etapa do programa na PUCPR, o estudante recebe um diploma de ensino superior da Kent State, o Associate Degree of Science. Caso opte por finalizar a graduação em cursos correlatos na universidade norte-americana, ou seja, ofertados pelas duas instituições, o estudante receberá tanto o diploma da PUCPR quanto o Bachelor Degree, da instituição estrangeira.

“A PUCPR estará envolvida em todos esses processos, sanando as dúvidas dos estudantes e de suas famílias para que tomem decisões com segurança e tranquilidade”, garante Mussi.

Seleção e inscrições

Ficou interessado em participar? O início da próxima turma já tem data: 25 de fevereiro de 2019.

Assim como nos Estados Unidos, o ingresso não contempla a prova do vestibular. O estudante precisa, por outro lado, passar por uma análise de documentos com requisitos mínimos e entrevista.

Encontre mais informações sobre a instituição e o programa no site pucpr.br/americanacademy.