Destaque - 07 maio 2020

PUCPR se destaca no THE Impact Rankings

Ranking classifica universidades a partir de suas contribuições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

PUCPR se destaca no Times Higher Education Impact Rankings

Na edição de 2020 do Times Higher Education (THE) Impact Rankings, que analisou o impacto social e econômico positivo gerado pelas instituições de ensino superior, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi classificada em primeiro lugar entre todas as IES privadas do Brasil. No Paraná, a PUCPR conquistou o terceiro lugar entre todas as instituições públicas e privadas do estado que impactam a sociedade positivamente.

O THE Impact Rankings usa como referência o progresso das universidades em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que devem ser cumpridos até 2030.

Para chegar à classificação, o Times Higher Education examinou os 17 objetivos da ONU em 767 universidades de 85 países, a partir de indicadores calibrados para fornecer comparações abrangentes em três grandes áreas: pesquisa, extensão e gestão.

Objetivos colocados na prática

Na classificação feita pelo Times Higher Education (THE) Impact Rankings, a contribuição da PUCPR em alguns dos objetivos, especificamente, permitiu o bom posicionamento da Universidade. Um deles foi o Objetivo número 3, que trata sobre assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Neste tópico foram avaliados o número de profissionais graduados pela instituição na área de saúde, a pesquisa desenvolvida pela Universidade sobre este assunto e a colaboração da PUCPR com instituições da área.

A PUCPR também se destacou em outros dois pontos propostos pela ONU: atuação no Objetivo 8, que avalia aspectos como a porcentagem de estudantes no mercado de trabalho, as práticas de trabalho adotadas na organização, e o volume de investimentos feitos nos colaboradores, bem como os esforços da Universidade no Objetivo 16, que considera as medidas de governança da instituição e seu trabalho em parceria com o poder público, entre outros itens.