Destaque - 13 jun 2019

PUCPR recebe representantes do governo e empresários para construir soluções para cidade e Estado

Evento busca fomentar um instituto que viabilize projetos de inovação na área de smart cities

evento discute smart cities pucpr curitibaNa noite da última terça-feira (11) a PUCPR recebeu representantes do governo, entidades e empresários do terceiro setor para pensar soluções para a cidade e o Estado. O objetivo do evento, realizado no FTD Digital Arena, é fomentar um instituto que viabilize projetos de inovação na área de smart cities desde de sua concepção.

Para isso, o primeiro passo é ouvir o setor produtivo industrial e órgãos governamentais sobre os temas mais relevantes para a sociedade, além de compreender quais são as grandes barreiras para interação entre a academia e o mercado.

“A construção desta iniciativa, mediada pela PUCPR, demonstra nosso esforço em desenvolver soluções inovadoras”, disse o Prof. Waldemiro Gremski, Reitor da PUCPR. “Hoje reforçamos nosso compromisso com a inovação e desenvolvimento em Curitiba e em todo o Paraná”, completou.

Canal de diálogo

Agência PUCPR de Inovação Smart CitiesPara o Prof. Fernando Bittencourt Luciano, diretor da Agência PUC de Inovação e Tecnologia, a iniciativa é essencial para a construção de um canal de diálogo capaz de viabilizar soluções a partir das necessidades das empresas, do município e do estado.

“O futuro das grandes cidades depende de inovações na área de smart cities, objetivo desta iniciativa da PUCPR. Para isso, é importante a universidade estar conectada com as necessidades da sociedade”, afirmou Bittencourt, que reforça que o instituto pretende otimizar a transformação do conhecimento qualificado da universidade em impacto socioeconômico.

Gestão Inteligente e Inovação PUCPRJá André Telles, Assessor de Gestão Inteligente e Inovação do Governo do Estado do Paraná, ressaltou  a importância de iniciativas que aproximem universidade, empresários e o poder público.

“Trabalhando em conjunto com inteligência podemos superar desafios e avançar muito. Agradeço a PUCPR pela iniciativa: é uma grande atitude, focada em eficiência e melhoria dos serviços entregues para a sociedade”, disse.

“Se é papel da universidade fazer com que o conhecimento construído em sala de aula seja aplicado em prol do benefício social, é papel do poder público fomentar mecanismos para que iniciativas como essa se tornem viáveis”, concluiu Telles.