Destaque - 25 out 2018

PUCPR patenteia dispositivo de apoio para adestramento paraequestre

Na foto estão Vinicius Daniel Moretti (Coordenador jurídico Agência PUC), Fernando Bittencourt Luciano (Diretor da Agência PUC de Inovação), Andreia Malucelli (Decana da Escola Politécnica), Osíris Canciglieri Júnior (Coordenador do PPGPS),Yasmim Dias de Sousa Zeba (usuária), Maria Barbosa Dias Zeba (mãe), Maria Lúcia Miyake Okumura (professora/engenheira de produção), Evelin Naiara Garcia (Analista de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agência PUC).

A PUCPR entregou na manhã desta quarta (24) no auditório da Agência PUC de Inovação a patente do dispositivo de apoio para Adestramento Paraequestre e outras necessidades especiais à Associação Dar a Mão. O protótipo do equipamento, que consiste em uma prótese elaborada pela PUCPR, foi concedido para Yasmin Dias De Sousa Zeba, que tem deficiência física de membro superior. Yasmin, que com 12 anos já é Vice-Campeã Brasileira de Adestramento Paraequestre, viajou de Brasília até Curitiba para receber o equipamento, que tem como objetivo fornecer maior estabilidade e mobilidade na prática do esporte.

Na entrega da prótese, Yasmin estava acompanhada de Maria  Barbosa Dias Zeba, sua mãe, que sinalizou que o equipamento dará à Yasmin a possibilidade de competir na próxima paraolimpíada.

O projeto é uma iniciativa dos professores da Escola Politécnica Osíris Canciglieri Junior e Maria Lúcia Miyake Okumura, pelos estudantes Marcelo De Moraes Botelho e Wellignton Moura Freitas e pelos voluntários Rui Tsai, designer, além de Ruy Mesquita Maranhão Santos, médico ortopedista. A patente é objeto de licenciamento para a Associação Dar a Mão, que será responsável por confeccionar e distribuir para quem necessita.

Rui Tsai, Maria Lúcia, Wellignton e Marcelo (camiseta cinza).