Reitoria - 11 dez 2019

PUCPR participará do Projeto Dante 2021 com Prefeitura de Curitiba

Universidade será responsável pela organização de atividades em homenagem ao poeta italiano

Em 2021, a morte do poeta italiano Dante Alighieri completa 700 anos. Como forma de celebrar a vida e obra do artista, a Prefeitura de Curitiba, em cooperação com a PUCPR, realizará uma série de eventos culturais e técnico-científicos. O acordo para colaboração foi assinado nesta terça-feira (10) no gabinete do prefeito Rafael Greca, com participação de representantes da Universidade.

Prefeito e representantes da PUCPR no gabinete do prefeito
Colaboração entre PUCPR e Prefeitura tem objetivo de divulgar obra do artista. Foto: Pedro Ribas/SMCS.

O projeto Dante 2021 começa a ser organizado em agosto do próximo ano. Entre as atividades pensadas, estão declamações de obras (em português e em italiano), música, palestras, debates e atividades pedagógicas com os estudantes sobre a obra do poeta, autor da Divina Comédia.

A iniciativa de realizar essa celebração surgiu na Universidade de Yale. Além dos EUA, país no qual a instituição é localizada, outros 12 participam. A PUCPR, juntamente com o Gabinete do Prefeito, a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba, será responsável pela programação no Paraná.

Além do prefeito de Curitiba e do reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, participaram da solenidade a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da FCC, Ana Castro; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; o professor e coordenador do projeto Dante Ewerton Kaviski; o chefe de gabinete da Reitoria da PUCPR José Luiz Casela; o diretor de Cultura e Esporte da universidade, André Turbay e professores de Literatura e Filosofia da PUCPR.

*Créditos da notícia: Portal da Prefeitura de Curitiba.