Envolve - Voluntariado PUCPR

Envolve - Voluntariado PUCPR - 20 maio 2019

PUCPR participa do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa

Em julho, estudantes vão para o Piauí atuar em comunidades carentes

Neste ano, a PUCPR integra o Projeto Rondon, um programa do Ministério da Defesa com objetivo de desenvolver comunidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em dois conjuntos, simultaneamente. De forma voluntária, 18 estudantes vão até o Piauí atuar em ações para melhora da qualidade de vida da população. O que também contribui para seu desenvolvimento acadêmico e criação de consciência social.

Durante o mês de julho, serão 25 dias de Operação João de Barro em 12 cidades diferentes do estado. A PUCPR é uma das duas únicas universidades particulares participantes do Projeto. Ao todo, são 24 instituições de ensino envolvidas, 250 alunos e 48 professores.

A atuação da Universidade vai acontecer em dois conjuntos. No Conjunto B: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho, no qual já possui tradição, serão realizadas oficinas destinadas à população de Várzea Grande, com foco na promoção da autonomia. Pela primeira vez, a PUCPR será representante do Conjunto C: Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo. Os integrantes desse grupo serão encarregados de acompanhar, registrar e divulgar o desempenho dos demais.

Os docentes que coordenam os conjuntos são, respectivamente, Jefferson Pedro Cunha Masimo Della Justina, da Escola Politécnica, e Marcos José Zablonsky e Evary Elys Anghinoni, da Escola de Comunicação e Artes.

estudantes-participantes-do-projeto-rondon-durante-trilha-da-espiritualidade
Trilha da Espiritualidade, em Tijucas do Sul, serviu como preparação para o Projeto Rondon

Como forma de capacitar os participantes, foram realizadas etapas de preparação. Uma delas foi a Trilha da Espiritualidade realizada pelo padre Moisés da Paróquia da PUCPR, no parque Araçá, em Tijucas do Sul. Antes disso, eles receberam o palestrante Hemerson Camelo na PUC para uma reunião sobre o poder do autoconhecimento no desenvolvimento da cidadania.

palestra-de-hemerson-camelo-na-pucpr-sobre-autoconhecimento
Coach Hemerson Camelo palestrou para participantes do Projeto Rondon

Dois dos professores responsáveis, Jefferson e Marcos José, já foram até o Piauí para uma viagem exploratória. Lá, eles conheceram as cidades, os professores envolvidos, as autoridades municipais e a equipe do Ministério da Defesa responsável pelo projeto. Dessa forma, foi possível traçar estratégias e a logística que serão colocadas em prática durante a viagem.

professor-marcos-jose-durante-viagem-exploratoria-no-piaui
Em Inhuma, no Piauí, professor Marcos José encontra líder comunitário e tenente Alexandre Scholtz, do Ministério da Defesa