Destaque

Destaque - 26 abr 2018

PUCPR participa de solenidade para firmar parceria com UFPR e outras Universidades

A assinatura do documento tem por objetivo promover ações conjuntas de capacitação e disseminação da cultura de Propriedade Intelectual e Inovação

Nesta quinta-feira, 26 de abril, ocorreu no Gabinete da Reitoria da UFPR a Solenidade de Assinatura do Protocolo de Intenções entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná, Instituto Federal do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade Federal do Paraná. A data marca o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que tem como objetivo disseminar a importância da proteção do conhecimento e do desenvolvimento econômico.

Neste ano, a campanha do Dia Mundial da Propriedade Intelectual celebra o brilho, curiosidade e a coragem das mulheres que estão na liderança das mudanças do mundo e que estão lapidando o futuro.

O evento contou com as presenças do Prof. Dr. Waldemiro Gremski, Reitor da PUCPR; Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da UFPR; Prof.ª Dr.ª Graciela Inês Bolzon Muniz, Vice-Reitora da UFPR; Prof. Dr. Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, Reitor da UEPG; Prof. Dr. Odacir Antônio Zanatta, Reitor do IFPR; Sr. Reinaldo Joaquim de Souza, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do TECPAR; Sr. Julio Salomão, Diretor de Biotecnologia Industrial do TECPAR; Carlos Yamamoto, Diretor da Agência de Inovação da UFPR; Prof.ª Dr.ª Paula Cristina Trevilatto, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da PUCPR, Prof. Dr. Fernando Bittencourt Luciano, Diretor da Agência PUC de inovação e da Me. Evelin Naiara Garcia, Analista de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agência PUC de Inovação.

Prof. Waldemiro Gremski assina o Protocolo de Intenções

A assinatura do documento tem por objetivo promover ações conjuntas de capacitação e disseminação da cultura de Propriedade Intelectual e Inovação, junto a instituições públicas e privadas.

A ação representa uma conquista para as instituições de ensino, já que possibilitará o rompimento das barreiras na relação entre universidades e empresas, contribuindo também para a formação da quádrupla hélice de cooperação: universidade, empresa, governo e sociedade. Além de contar com apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a parceria reflete as diretrizes do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, publicado em 2016.

“Nesta tarde, celebramos dois momentos: hoje é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, talvez a ferramenta mais importante para quem trabalha com inovação. E, por que não, também comemorar o dia em que a união faz a força? Queremos potencializar cada uma das ações que as instituições irão fazer. Trabalhar em conjunto é muito mais fácil do que trabalhar isoladamente. Uma ação que começa certo tem tudo para dar certo. Essa rede tem tudo para ser um sucesso”, afirmou Alexandre Donizete Lopes de Moraes, coordenador de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFPR.

O Reitor do IFPR, Prof. Odacir Zanatta, destacou a importância da junção de esforços das instituições para o desenvolvimento do Estado: “Tenho o orgulho e a honra de representar não somente o IFPR, mas também a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica Brasileira, que está completando dez anos de criação. É uma honra muito grande para nós integrarmos a Redin. O IFPR é muito jovem, mas já temos inúmeras iniciativas no que tange à inovação, empreendedorismo, proteção de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e robótica. Integrar a Redin vem ao encontro dos anseios organizacionais do IFPR de buscar ampliar as parcerias para alavancar nossa capacidade de aproveitamento efetivo dos recursos humanos, físicos e tecnológicos. Tenho a convicção plena de que a troca de experiências e conhecimentos e a junção de esforços propiciará um grande desenvolvimento econômico e social ao Paraná, e por que não, ao Brasil?”

O Reitor da UEPG, Prof. Carlos Luciano Sant´Ana, destacou os desafios que a constituição da parceria visa enfrentar: “Sabemos que temos grandes desafios a enfrentar, não só no Paraná, mas também no Brasil. Somos muito bons em trabalhar em rede, sabemos fazer isso, não é uma iniciativa isolada, temos outras redes. Como presidente da Associação dos Reitores das Universidades Estaduais do Paraná, me comprometo a fazer com que as demais universidades estaduais integrem essa rede. Precisamos superar essa dificuldade que temos em sermos bons produtores de ciência, por meio de nossos papers, e não sermos tão bons ainda nas patentes. Temos que rever ter isso, portanto essa é uma iniciativa importante nesse sentido”.

O representante do INPI Douglas Santos, Evelin Garcia, da Agência PUC, Prof. Fernando Bittencourt, Prof.ª Paula Trevilatto, Prof. Waldemiro Gremski e a representante do INPI Cassandra Medeiros

O Prof. Waldemiro Gremski, Reitor da PUCPR, enfatizou a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento da inovação e transferência de conhecimento, e o consequente desenvolvimento sustentável do Brasil: “Parabenizo a UFPR, nossa universidade decana, pela iniciativa da criação desta rede. Não conheço nenhum país que tenha alcançado um razoável nível de desenvolvimento sustentável, com justiça social, que não tenha investido dinheiro, esforços, e envolvido suas universidades integralmente em busca desse objetivo. Os governos de países como Japão, Coreia, Estados Unidos perceberam que sem conhecimento não há desenvolvimento do país. E o conhecimento é produzido na universidade. O saber que em geral nós produzimos é ciência. Mas só com ciência e educação não desenvolveremos o país. E também é certo que sem ciência e educação não desenvolveremos o país. É preciso ter inovação, transferência e transformação do conhecimento”.

Encerrando a solenidade, o Reitor da UFPR, Prof. Ricardo Marcelo Fonseca, destacou: “Temos dois elementos que compõem um cenário diferente: o primeiro, é uma razão histórica: temos um passado, sobretudo dentro das universidades públicas: lastimavelmente as discussões, às vezes se embaralham, ideologizam-se de um modo excessivo, confundindo a necessária ação de uma universidade de produzir conhecimento, com a pura e simples entrega, rendição ao mercado. Esse tipo de discussão já envelheceu uns 30 anos, no mínimo. Creio que hoje temos as condições históricas de discutir com maior maturidade tudo isso. A segunda condição favorável que temos é a recente lei do novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação, que recentemente foi regulamentada por um decreto. Com essas condições, não só históricas, mas agora também normativas, para que nós avancemos, estão colocadas. Gostaria de ressaltar esse fato, que me parece notável, de termos reunidas todas essas importantes instituições, de forma a lançar essa rede. Temos uma relação de solidariedade e parceria com todas as instituições aqui presentes”.