Destaque

Destaque - 03 out 2019

PUCPR participa de curso promovido por agência da ONU

Formação acontecerá de outubro a novembro de 2019

PUCPR participa de curso da ONUA PUCPR participará do curso “Uma introdução às migrações internacionais” realizado pela Organização Internacional para as Migrações e a Defensoria Pública da União. O objetivo  é aproximar o tema de atores-chave e promover uma reflexão inicial sobre os aspectos fundamentais das migrações internacionais no Brasil, debatendo e apresentando questões como as características que distinguem o migrante de outros segmentos populacionais, os órgãos públicos que atendem migrantes e as principais legislações relacionadas ao tema de migração, refúgio e tráfico de pessoas.

O processo seletivo foi nacional e a instituição conquistou três das 200 vagas disponíveis. Nossos representantes serão Nicolli Balzan, voluntária do Programa Lampedusa, Elisa Tkatschuk, colaboradora PUCPR e Reginald Elysée, mestrando em Direitos Humanos.  “O curso é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e aplicá-los na prática, ampliando suas possibilidades na vida real”, afirma Elysée, que integra a comunidade migrante haitiana.

A Universidade atua em rede para oferta de atividades a essa população e em 2016 a Diretoria de Identidade Institucional cria o Programa Lampedusa voltado exclusivamente aos migrantes. Cursos como corte e costura, informática e português são ofertados por meio dessa iniciativa que vislumbra acolher, promover, proteger e integrar nossos irmãos em situação de vulnerabilidade.