Destaque - 07 ago 2019

PUCPR na ALEP: estudantes vivem rotina de parlamentares da Assembléia Legislativa

Cada grupo representante de diferentes universidades se organizou como um partido

Entre 18 e 26 de julho, uma equipe de seis estudantes representou a PUCPR no Parlamento Universitário, um programa da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP) que transfere acadêmicos de várias instituições de ensino superior para vivenciar a rotina de um parlamentar.

seis-estudantes-da-pucpr-em-frente-ao-plenario-da-alep
Da esquerda para direita: Wellington Gabriel Marques Costa, Eva Gislane Barbosa, Guilherme Eduardo Quadros da Silva, William Costa, Fernanda Adriane de Carvalho, Mário Estevam

Os estudantes William Costa Grande, Gabriel Marques, Fernanda Carvalho, –da Escola de Direito e Eva Gislaine –acadêmica de Teologia, definidos como titulares, criaram e levaram projetos para o plenário, todos aprovados. Eles fazem parte dos 54 selecionados de 12 universidades entre mais de 1.400 inscritos para o projeto.

A seleção desses universitários ficou por conta da coordenação da Escola, juntamente com o Núcleo de Direito Eleitoral (NELET).

Na proposta, que alia o aprendizado do processo legislativo ao desenvolvimento da articulação política, os diferentes grupos das universidades assumem o papel de partidos políticos.“Nós nos reunimos com outras universidades –outros partidos– para fazer articulações e mobilizações em que pudéssemos nos unir e nos tornarmos maioria”, explica o acadêmico William Costa, do 5º período de Diteito.

Estudantes da PUCPR em pé para foto na ALEP
Da esquerda para direita: Eva Gislane Barbosa, Fernanda Adriane de Carvalho, Wellington Gabriel Marques Costa, William Costa, Guilherme Eduardo Quadros da Silva, Camilla de Moraes Gonda

Com apoio dos coordenadores Antônio Kozikoski, Roberto Oresten, além do professor Bernardo Strobel Guimarães, os participantes puderam se preparar para vivenciar a experiência ao máximo.

“É um trabalho que exige bastante dedicação e empenho. Só lá a gente consegue praticar efetivamente a democracia e a cidadania”, completa William.