Câmpus

Câmpus - 19 mar 2019

PUCPR lança Programa de Internacionalização em Direito

Com objetivo de preparar e inserir o estudante em um universo de diversidades globais através de mentoria para carreira internacional em ambiente acadêmico em inglês, programa de extensão Law International Program (LIP) é pioneiro no Brasil

Em uma iniciativa inovadora no país, o curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) lança neste mês de março a extensão semipresencial Law International Program (LIP), um programa internacional de Direito.

Com duração de um ano e meio, com disciplinas atuais e globalizadas e a proposta de elaborar um plano de carreira no contexto internacional, o LIP pretende desmistificar a ideia de que não é possível internacionalizar os temas da área do Direito e busca gerar oportunidades de carreira no mercado nacional e internacional.

O programa é uma constatação de que o Direito é um tema da pauta global, apesar de da legislação ser, a priori, um fenômeno social local, destaca Luciana Drimel Dias, professora Titular da PUCPR e coordenadora do LIP.

“É uma inovação e vem para superar a visão ultrapassada de que o curso de Direito não pode se internacionalizar. O Programa visa, por meio da mentoria, indicar um rumo de carreira internacional com possibilidade de imersão internacional em mais de 200 universidades estrangeiras parceiras da PUCPR, mas também proporciona suporte acadêmico no Brasil através de disciplinas atuais em ambiente 100% em inglês”, esclarece. Luciana cita ainda como um exemplo emblemático a operação Lava Jato. “O então juiz Sérgio Moro e a equipe da Lava Jato tiveram como uma importante inspiração a operação Mãos Limpas, na Itália, uma das maiores ações anticorrupção contemporâneas. Somente quando se vivencia além de suas fronteiras, é possível encontrar soluções para os próprios problemas.”

As inscrições para o programa podem ser feitas pelo site de extensão da PUCPR.

 

Estrutura, atividades e áreas de concentração

O programa é semipresencial, de estrutura modular e flexível, podendo ser personalizado. Oferece mentoria e atividades optativas. Podem se matricular estudantes de graduação e pós-graduação da PUCPR e de outras instituições de ensino superior, assim como profissionais da área jurídica ou áreas afins às disciplinas ofertadas – Gestão de Conflitos, Direito Econômico, Direito Socioambiental e sustentabilidade, Direitos Humanos e Direito Comparado.

As aulas são em inglês (presenciais e não presenciais), o que torna fundamental que o estudante tenha nível intermediário em gramática e compreensão da língua inglesa. Não é necessária a apresentação de certificação, como TOEFL, TOIEC e etc. A carga horária total do LIP é de 540 horas (180 horas a cada semestre), com aulas quinzenais, aos sábados. Como titulação, o participante receberá a Certificação dos Módulos de Extensão Internacional a cada semestre, Certificação em Law International Program pelos 3 módulos de extensão no Brasil, além de Certificação Internacional pela universidade parceira.

As atividades que compõem o programa são a mentoria como apoio ao desenvolvimento de habilidades para gerenciar desafios e mudanças profissionais a par de uma visão crítica e empreendedora da carreira; a aplicação prática simulada, o estudo de um caso para investigação no contexto real; TCC internacional, que inclui estudo de caso, artigo científico, plano de carreira ou projeto de aplicação prática no mercado de trabalho sob uma perspectiva global, em inglês; e eventos internacionais, como palestras, workshops com professores estrangeiros que proporcionam integração de graduação e pós-graduação, troca de experiências acadêmicas e networking internacional. Como atividades optativas o LIP traz os Moot´s, competições nacionais e internacionais em áreas estratégicas globais, grupos de estudos internacionais, bolsas para iniciativa científica e curso de idiomas (PUC Idiomas).

A extensão se concentra em três áreas em franca internacionalização. São elas: Gestão de Conflitos e Direito Comparado, que aborda as principais habilidades judiciais e extrajudiciais necessárias para a resolução de disputas em um ambiente complexo e transcultural; Direito Econômico e Desenvolvimento e Direito Comparado, para desenvolver uma análise crítica da realidade contemporânea e dos papéis de empresas, organizações jurídicas e do Estado; e Direito Socioambiental, Direitos Humanos e Sustentabilidade e Direito Comparado, para compreensão do papel do Direito na proteção de bens e direitos socioambientais, com intuito de promover sociedades sustentáveis às presentes e futuras gerações.

Dentro dos três semestres de preparação por meio de mentoria e imersão internacional, o participante terá um total de 12 disciplinas, que passam pelo desenvolvimento de competências essenciais, direcionamento de disciplinas e atividades necessárias para o andamento do programa, desenvolvimento do conhecimento prático e, na fase de imersão, acesso a programas internacionais para estender o aprendizado.

Imersão internacional

No exterior, há programas de curta duração de inverno e verão para Califórnia, Connecticut, Lisboa, Porto, Roma, Firenze, Paris e outras cidades. O semestre internacional tem duração de seis meses a 1 ano com ou sem aproveitamento de créditos. São mais de 230 universidades parceiras em vários países e não há custo adicional para estudantes da graduação PUCPR. A imersão também pode ser por meio do PUC International Exchange, um curso internacional dentro da Instituição, ministrado por professores estrangeiros visitantes possibilitando o contato do estudante com novas metodologias e networking em cursos de extensão e workshops na Escola de Direito.

Não há pré-requisitos para construir o cronograma, ou seja, o tempo no qual cada atividade será realizada pode ser personalizado de acordo com a disponibilidade de cada um. “É um curso modular e totalmente flexível, portanto. O participante o fará em um ano e meio da forma como for mais adequada para o tempo disponível”, afirma Luciana.

Para mais informações sobre o programa, clique aqui.

Aula inaugural ao vivo na internet

A aula inaugural do LIP acontece na quinta-feira, dia 21, às 9h, com transmissão ao vivo pela internet. Com tema de abertura “Reformas constitucionais no Direito Comparado: as experiências estadunidenses e francesa”, será ministrada pelos professores Richard Albert, da University of Texas at Austin (EUA), e Bertrand-Léo Combrade, da Université Picardie Jules Verne (França), no salão nobre da Escola de Direito da PUCPR.

Para participar presencialmente faça as inscrições pelo link ou acompanhe a transmissão pelo Facebook.