Destaque

Destaque - 02 abr 2020

PUCPR integra campanha de arrecadação para moradores da Vila Torres

SOS Vila Torres busca doações de produtos essenciais para famílias que sofrem com os impactos do coronavírus

Doação e alimentos e produtos de higiene e limpeza para moradores da Vila Torres

As medidas de prevenção contra o coronavírus têm impactado a rotina de diversas famílias, principalmente aquelas que vivem como autônomas e na informalidade. Na Vila Torres, em Curitiba, diversos moradores estão nessa categoria, sustentando-se da coleta e venda de materiais recicláveis, com pequenos negócios na região, ou atuando como empregadas domésticas, manicures, e outras atividades sem registro formal.

Para colaborar com estas famílias, fortemente afetadas pelo fechamento de comércios e isolamento, a Província Marista Brasil Centro-Sul, o Grupo Marista e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), uniram-se ao Padre Joaquim Parron e à Associação de Moradores da Vila das Torres, para organizar uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

“Não podemos fechar os olhos para a realidade que vivemos. Então, assim como a mensagem central de Atos 10, 38, que diz ‘Ele passou pelo mundo fazendo o bem’, buscamos seguir os seus passos e ajudar quem mais precisa”, explica Ir. Rogério Renato Mateucci, pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR.

Doações sem contato físico

Doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza coronavírus
Drive-thru montado para a arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza.

 

Um sistema de drive-thru foi montado próximo à comunidade para que as doações sejam recebidas, higienizadas e armazenadas com segurança e sem a necessidade de contato físico, seguindo as recomendações de isolamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A nossa preocupação é com o sustento das famílias nos próximos dois ou três meses, já que não sabemos quanto tempo vai durar o isolamento ou a recuperação dos comércios”, destaca Simone Tavares Zucchi, do Observatório de Educação para a  Solidariedade da PUCPR.

Para quem deseja doar sem sair do carro, basta se dirigir ao endereço onde funciona o drive-thru: Av. Comendador Franco, 1034. O atendimento é das 08h às 17h. Também é possível fazer contribuições financeiras por meio da conta corrente da APC – Associação Paranaense de Cultura (Caixa Econômica Federal | Operação: 003 | Agência: 3153 | Conta Corrente: 689-6 | CNPJ: 76.659.820/0001-51). Os recursos captados serão utilizados para a compra de alimentos não-perecíveis e materiais de higiene conforme as necessidades da população em vulnerabilidade social da Vila Torres.

Informações corretas são essenciais

Doação Vila Torres Além da arrecadação de alimentos, o grupo ainda está produzindo o Informativo Solidário, dividido em diversos temas como saúde e seguridade social, para garantir que os moradores da região estejam corretamente informados sobre as medidas de prevenção e os benefícios a que podem ter acesso durante o período de isolamento.

“Em contato com a Associação de Moradores percebemos que havia muitas fake news sobre a doença e as medidas tomadas neste cenário de coronavírus. Então, achamos importante produzir este informativo, distribuído pelas redes sociais dos líderes da comunidade. Assim, garantimos o acesso às informações corretas”, explica Simone Zucchi.

Os cards do Informativo podem ser baixados no site da Identidade Institucional da PUCPR.

Serviço: 

SOS Vila Torres

Doação: alimentos, especialmente cestas básicas, produtos de limpeza e de higiene.

Local de entrega: Av. Comendador Franco, 1034 (drive thru).

Atendimento das 08h às 17h.

Doações financeiras: APC – Associação Paranaense de Cultura | Caixa Econômica Federal | Operação: 003 | Agência: 3153 | Conta Corrente: 689-6 | CNPJ: 76.659.820/0001-51.

Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp 41 9 9106-9104, ou pela página https://marista.org.br/noticia/pascoa-2020-um-convite-seguir-os-passos-de-jesus-e-fazer-o-bem/